Idioma

(34) 3631-5750

Siga nas
redes sociais

Principais Atividades

O forte da economia do Município é a agricultura, solos férteis, clima favorável, baseada nela e nas pastagens, a região é expoente em derivados do leite. Há também plantios de lavouras de café, milho, feijão, batata, soja e outros grãos.

No município de Ibiá há fábrica da Nestlé, uma das maiores da América Latina em produção de leite em pó. Há também o Laticínio União que atualmente fabrica queijos Provolone, Prato, Mozzarela, Parmesão, dentre outros.

IBIÁ, CAPITAL NACIONAL DO LEITE
Ibiá mantêm atualmente uma produção média de 107.223 milhões litros/ano, permanecendo sempre entre as primeiras cidades do Brasil com maior produção do leite. Em 2006 a sua produção leiteira foi à primeira do Brasil, fazendo jus ao título: “Ibiá, Capital Nacional do Leite!”

Pecuária
A pecuária é muito importante no Município de Ibiá. Os animais criados na região são: gado bovino (bois e vacas); suínos (porcos); Asininos, eqüinos e muares; ovinos; caprinos; bubalinos (búfalos). Esses animais fornecem ao homem, a carne, o leite o couro e a pele. A pecuária é uma atividade importantíssima para a região de Ibiá.

Agricultura
Agricultura é uma das principais atividades do Município de Ibiá. O Município possui excelentes terras de cultura. Para haver uma boa colheita, além do preparo adequado da terra, o agricultor escolhe os produtos que vai plantar de acordo com o clima e solo. Os principais produtos agrícolas do Município são: milho, soja, feijão, café, batata inglesa, cebola, sorgo e fruticultura.

Nestlé
Em Ibiá, a empresa instalou sua fábrica em 1964, gerando empregos e renda ao Município. Atualmente a unidade fabril é responsável pela fabricação de um dos produtos mais amados pelos consumidores, o Leite Ninho. Maior compradora individual de leite do Brasil, a Nestlé adquire e transforma cerca de dois bilhões de litros por ano, e cultura um relacionamento próximo com os fornecedores rurais para o desenvolvimento de toda a cadeia. As ações estão baseadas na criação de valor compartilhado, plataforma mundial de responsabilidade social da companhia, que se fundamenta na premissa de que, para o sucesso dos negócios em longo prazo, tão importante quanto geral valor para os acionistas, é gerar valor para a sociedade.

Transporte Ferroviário
Ibiá é um dos mais importantes entroncamentos ferroviários do país. A linha proveniente de Belo Horizonte percorre 33,4 km desde a entrada no Município até a cidade onde se divide em dois ramais: a) Ibiá | Patrocínio | Brasília; b) Ibiá | Araxá | Uberaba | São Paulo
Em Ibiá, a VLi, antiga Rede e FCA, emprega aproximadamente 160 funcionários nas áreas de Operação, Via Permanente, Mecânica de Locomotivas e Vagões, Eletrotécnica. Transportando minérios, grãos (milho e soja), cimento, fertilizantes, produtos siderúrgicos, álcool e óleo diesel.

Outras atividades econômicas
O comércio, o turismo e a prestação de serviços de outros setores também são importantes fontes geradoras de divisas para o Município.

Pular para o conteúdo