Notícias

         No último dia 08 de Janeiro, no anfiteatro da Câmara Municipal de Ibiá, a Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva empossou os novos membros do Conselho Tutelar de Ibiá para o mandato 2020/2023: Ana Claúdia Machado Rodrigues, Marisa Martins Vidal Ávila, José Eustáquio Pedro, Carlos Humberto Magalhães e Fernanda Souza Rodrigues. Também tomaram posse as suplentes: Claudete Dias Umbelino, Leni Oliveira de Almeida e Sheila Beatriz Mesquita da Silva.

         A Sessão contou também com a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Aparecida de Freitas Pires; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Adriana Cristina de Souza; Tenente Orlando Alves Pinto Filho; familiares e amigos dos novos Conselheiros.

         A Secretária Marilene Pires fez a abertura da solenidade, ressaltando a importância do Conselho Tutelar para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, e salientou ainda o trabalho desenvolvido pelo CMDCA, em especial na eleição dos novos conselheiros que ocorreu em outubro de 2019, na maior transparência, seriedade e lisura.

         Os novos Conselheiros fizeram juramento, comprometendo-se a defender e fazer cumprir os direitos das crianças e dos adolescentes.  E também assinaram o termo de posse. A atuação dos novos membros do Conselho Tutelar iniciou no dia 10 de janeiro.

         A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene declarou empossados os novos Conselheiros, desejando muito sucesso, e ressaltou que a Administração 2017/2020 continuará dando total apoio ao trabalho do Conselho Tutelar.          

         Encerrando a Sessão aconteceu uma apresentação musical pela nova conselheira Ana Cláudia.

         O Festival de Natal 2019 realizado na Praça do Fórum, pela Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a CDL e apoio da Câmara Municipal, Sisso Pizzaria e Restaurante, Óticas Botelho, Leila e Neila, Neuma Borges, São Lucas Laboratório, Zema Petróleo – Rede de Postos Oliveira, Aqui Express Conveniência, Maia´s Buffet, Click Telecom, Francine Oliveira, Cachopinha Central e Linha Direta, e com várias atrações de Ibiá e região foi um sucesso, com um grande público, principalmente das famílias Ibiaenses.

         Durante os oito dias que aconteceu o festival de natal a Casinha do Papai Noel esteve lotada de crianças, que ficaram encantadas com o Velho Noel. A Praça de Alimentação também foi outra atração neste evento. 

         No palco da feira, variadas atrações musicais e apresentações de danças chamaram a atenção do público que prestigiou de forma calorosa o Festival de Natal de 2019.

         Marcaram presenças o Studio de Dança Corporarte com o espetáculo Rio; os alunos da Escola Bem Me Quer apresentaram belíssimos números de Natal.  As Orquestras Sopro de Anjo da cidade de Perdões/MG; Corporação Musical Lira Santo Antônio de Campos Altos; Escola de Música de Ibiá; Grupo de Violeiros Os Eloi´s de Araxá fizeram apresentações com repertórios diversificados, desde canções natalinas, músicas clássicas, MPBs, até as modas de violas, agradando todos os públicos.

         Os shows de Acássio Vilela; Lezé Cruz e Michele e Rogélio agitaram o público que dançou embalado aos ritmos musicais das referidas bandas. A Praça ficou lotada durante os shows.

         A iluminação especial colocada nas rotatórias e na Praça do Fórum chamou atenção da comunidade, que saiu de casa para ver perto as luzes de Natal.

         Mais uma vez, um grande evento realizado pela Administração 2017/2020, que contou com a presença maciça da comunidade.      Administração 2017/2020 Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

         Nas fotos, os principais momentos do Festival de Natal 2019 de Ibiá.

        

     As obras em Ibiá não param e continuam mesmo no período de chuvas. Algumas reformas já foram concluídas como as reformas da Saúde Mental, muro do Cemitério, Velório do Distrito de Tobati e das UBS Agda Borges e José Ribeiro.

    A Policlínica está em fase final das obras, e com a previsão de que no mês de Janeiro os atendimentos já estejam sendo realizados neste local.

   Outro serviço iniciado recentemente é a obra de instalação e adaptação do Centro de Reabilitação e Fisioterapia, no prédio da Rua Noé Dias dos Reis (Antiga Rua 03) onde funcionou a Secretaria Municipal de Saúde no período de reforma.

   A reforma da Pemarc está a todo vapor. O piso já foi trocado. E agora já estão trabalhando na substituição do forro e, das portas e janelas. A conclusão da obra está prevista para o final de Março.

   Outra reforma importante que já foi iniciada é da Casa da Criança no bairro São Dimas.  Será uma reforma geral em toda a Casa, com pintura, esquadrias, piso, telhado, instalações elétricas e hidráulicas. Após conclusão dos serviços, a Casa da Criança será utilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social para apoio as crianças e adolescentes dos 06 aos 15 anos.

   A construção da nova sede do CREAS, no bairro Jardim Universitário, ao lado da UBS Agda Borges, já foi iniciada, e o cronograma de execução é de seis meses.

   As obras de construção da Escola Municipal do bairro Risoleta Neves, que estavam paralisadas, foram retomadas e a previsão para conclusão é em junho de 2020. Essa Escola tem uma área construída de mais de 900 metros quadrados. Os serviços  foram iniciados com a cobertura dos blocos e o reboco das paredes internas e externas. E posteriormente serão executados as instalações elétricas e sanitárias, pintura e calçamento interno e externo.

   Outro serviço importante que está sendo executado é a sinalização de várias Ruas e Avenidas, principalmente as Vias com maior fluxo de trânsito. 

   Para 2020 a Administração 2017/2020 está programando várias obras, nas áreas de pavimentação, recapeamento, construção e reforma. A elaboração dos projetos e orçamentos já está em fase de final.

    Administração 2017/2020 – Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento. E trabalhando por uma Ibiá melhor.

             O Projeto “Encanto e Recomeço aos 15” desenvolvimento pela Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceira com a Polícia Militar e o Poder Judiciário da Comarca de Ibiá foi um sucesso, realizando o sonho de 22 adolescentes, com o Baile de Debutantes.

               Todas as participantes têm suas famílias inscritas no Bolsa Família, requisito para integrar este Projeto, que iniciou no mês de Maio deste ano e finalizou no dia 23 de novembro com o Baile de Debutantes.

            Participaram ativamente deste projeto a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Aparecida de Freitas Pires e equipes do Cras e do Creas; Capitão Paulo Roberto de Oliveira; Sargento Gabriela; Dr. José Alexandre Marson Guidi, então Juiz da Comarca de Ibiá; o Desembargador Afrânio Vilela, padrinho especial das Debutantes e a Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva.

            Durante este período várias ações de cunho filantrópico, social, cultural foram realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Polícia Militar com a participação de todas as adolescentes. Elas também visitaram órgãos da Administração Municipal, Lar Vicentino, Lar de Convivência e Acolhimento de Idosos, Academia Ibiaense de Letras, Prefeitura de Ibiá e ainda participaram de várias palestras, com temas importantes como: Prevenção ao uso de drogas; Criminalidade e segurança pública; Estatuto da Criança e do Adolescente; Saúde da Mulher; Violência Doméstica; Riscos da Internet e Redes Sociais e Auto Estima.

              No dia 23 de Novembro, no salão de festas do Parque de Exposições, preparado especialmente para o evento, as 22 jovens: Amanda Leonarda Silva Monteiro, Ana Giulia Rodrigues Braz, Angélica Trindade Alves da Silva, Brenda Rayane Reis, Brunna Eduarda Reis de Oliveira, Camilly David Souza, Deborah Viviane Silva, Gabriela Vieira de Carvalho, Hevellyn Santos Nascimentos, Iarytssa Lúiza Rocha, Jaine de  Oliveira Silva, Joyce C. Silva Leão, Karla Tamires Rocha, Lorayne Lopes Gonçalves, Maria Tereza Juvêncio Morais, Natália Cristina Silva Faria, Paula dos Santos Silva, Priscila Cardoso da Silva, Raquel Cristina Silva, Trínidi Kheuren Nunes Alves, Vitória Regina Monteiro de Menezes e Vitória Reis, participaram de momento único de suas vidas, com o Baile de Debutantes, que contou com a presença de 23 Cadetes da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, que vieram de Belo Horizonte, especialmente, para dançar a valsa com as jovens aniversariantes.

            Também marcaram presença neste evento a Orquestra Jovem e Coral Infanto-Juvenil do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

            As debutantes tiveram como padrinhos e madrinhas: Eliana Cristina Gutirrez,  Sônia Martins, Dr. Álvaro Vinícius dos Reis, Maglene Borges, Dr. Frederico Augusto Dias Pereira, Marcelo Reis, Dr. Victor Signorelli Neto, Dra. Larissa Rocha,  Luciana Borges Santos, Roger Roberto Medeiros, Dr. José Alexandre Marson Guidi e Dra. Elisa Dutra, Dra. Luiza Valetim de Salis, Maria Helena Coutinho, Dr. Paulo Ricardo Lima Cândido,  Natália Souza Purcina, Dr. Antônio de Paiva, Cristina Abreu, Dr. Hilceu Geraldo da Silva, Vereadores Edson Diniz Ferreira e Allan Correia de Souza, Sérvio Túlio Vilaça, Dr. Maiko Batista Costa e Dra. Aline Thatiane Coutinho, Dra. Enisa Maybe da Consolação Pereira Resende,  Maria Olivia Paiva Ferreira, Danielle Fátima Fonseca Ribeiro e Edilson José Vieira. Durante o baile os Padrinhos e Madrinhas presentearam as Debutantes com um anel, simbolizando essa nova etapa em suas vidas o surgimento de um novo caminho, a juventude, a adolescência com novos sonhos e planos.

            Vários comerciantes, empresários e profissionais liberais também apoiaram de forma ampla a realização deste evento: Andréia Bernardes (vestidos); Pezão e Calçados Duarte (sapatos); Tassiane Alves (brincos); Gisa Cabeleireira (anéis); Henrique Joalheiro (gargantilhas); Andréia, Ed, Gisa, Juninho, Meire e Kris`Ka (cabelos, penteados e maquiagem); Fernando Artur (Evidência Mídia In Dor); Paulo Vitor Mantoani (Som e iluminação); Mimos e Agrados (decoração); Companhia e Segurança (Seguranças); Eliana Cristina Gutierrez (Flores Hasui); Michele e Rogélio (Banda); Hiper Vida (Embelezamento); Nestlé de Ibiá, Lidy (esmalteria), Kelly Maria da Silva e Ateliê e Art´s (Doces); Claudia Danielle (bolos); Rony Furtado e Quinzinho Fotógrafo (Fotos); Dr. Vitor e Dra. Luciana Lígia (ginecologista); João Bosco Araújo (salão de festas/Sindicato dos Produtores Rurais). 

            Foi um belíssimo projeto que contou com parceiros e parcerias importantes, demonstrando que com união e boa vontade é possível realizar ações fundamentais em prol, principalmente das comunidades mais vulneráveis.

            É a Administração 2017/2020 trabalhando por uma Ibiá melhor, mais digna e justa. E Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

            O Projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última segunda-feira, dia 26 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal, a última reunião do ano. Estavam presentes os Vereadores Mirins: Alex Andrei Otoni Filho (Escola Bem Me Quer); Bruna Caroline Silva de Paulo (Colégio Nova Dimensão), Bruna Onório da Silva (Escola Municipal Santa Bárbara); Emília Rodrigues Monteiro (Escola Municipal José Dias dos Reis); João Gabriel dos Santos Freitas (Escola Municipal Pedro Alves de Paiva); João Vitor Garcia Rodrigues (Escola Municipal Dona Tatá); Júlia Isabelle Ferreira Carvalho (Escola Municipal Quilombo do Ambrósio); Laila Vitória de Souza Cardoso (Escola Municipal São Dimas); Maria Luiza dos Reis Souza Carvalho (Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira); Pedro Miguel Silva Alvarenga (Escola Municipal Margarida Dias); Rafael Vilela Paiva (Escola Municipal Dom José Gaspar) e Rafaella Cândida Machado (Escola Municipal Tatão Anacleto);   Pais, Professoras, Diretoras, Secretária Municipal de Educação Elenir de Fátima Andrade Otoni, Prefeita de Ibiá Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva, Presidente da Câmara Marli Bernardes de Souza e os vereadores Valter Múcio Costa e Paulo José da Silva Filho, idealizador deste projeto.

            A reunião iniciou com a execução do Hino Nacional e posteriormente a Vereadora Mirim Bruna Caroline, representante do Colégio Nova Dimensão, falou da importância da Câmara Mirim, e também comentou que o Projeto de sua autoria, relacionado ao trânsito seguro já foi executado pela atual Administração.

            A Secretária de Educação, Elenir Otoni, Prefeita de Ibiá Dra. Marlene   e a Presidente da Câmara Marli Satil se pronunciaram sobre este projeto, ressaltando sua importância e a conscientização das crianças para os assuntos de interesse da comunidade, criando nelas uma cidadania política. 

            É importante destacar que a Câmara Mirim é um canal educativo voltado para o universo infantil para alunos da rede municipal e particulares de ensino. Seu objetivo é estimular as crianças a ter um pensamento crítico, através de conteúdo explicitamente político.

            Essa reunião marcou a última etapa da Câmara Mirim de 2019. Em 2020 este projeto terá continuidade, com a posse dos novos Vereadores Mirins para legislatura 2020/2021, que terão a missão de trazer as reivindicações, necessidades e anseios da comunidade, na melhoria da qualidade de vida do cidadão. E principalmente criar nas crianças uma nova mentalidade para as questões políticas, engajando-os nos assuntos de interesse da coletividade.

            A Câmara Mirim é uma parceria dos Poderes Executivo e Legislativo. Administração 2017/2020 – Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

Página 1 de 44

Mais lidas