Notícias

            O III Concurso Cultural, em comemoração ao Dia Mundial da Água, que tem como tema este ano: “Água: Princípio da Vida” mobilizou, essa semana, as Escolas Municipais de Ibiá, da zona urbana e zona rural. Várias atividades foram realizadas, tendo como principal objetivo conscientizar a Direção, Professores, Alunos e demais Servidores escolares, para a importância da preservação da água.

Este Concurso foi idealizado pela Administração 2017/2020, sendo executado através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, Educação e Comunicação em parceria com o SAAE. Além de conscientizar e mobilizar a comunidade escolar, ele visa também despertar nos alunos o interesse pela preservação da água, como bem maior para a sobrevivência de todos os seres vivos, existentes no planeta terra.

            Ele destina-se a todos os estudantes e Escolas Municipais dos anos iniciais do ensino fundamental de Ibiá.  Três categorias concorrem a este concurso: I – Categoria Desenho para alunos do 1º ao 3º ano; II – Categoria Poesia para alunos do 4º e 5º ano; e III – Categoria Escola Cidadã.

            As categorias de Desenho e Poesia serão premiadas os três primeiros colocados com Bicicletas, Patinetes, Brindes Surpresa, Medalhas e Certificados. A Categoria Escola Cidadã, destinada para as Escolas, irá premiar a vencedora com um bebedouro elétrico e certificado.

            A culminância deste projeto acontece no próximo sábado, dia 23 de Março, a partir das 9h, na Feira Livre de Ibiá, Praça do Fórum, com a premiação dos vencedores e apresentações artísticas e musicais das Escolas Municipais de trabalhos ligados ao tema: “Água: princípio da Vida”.

            A Administração 2017/2020, Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva, tem trabalhado no sentido de criar e ampliar novas parcerias para o Município. Desde 2017 tem tido uma preocupação eminente com os estudantes de Ibiá que fazem cursos, principalmente superiores, em Araxá e outras cidades da região. Um exemplo claro disso, foi à concretização dos convênios com o Uniaraxá e a UEI (União Estudantil de Ibiá), sem polêmica e no começo do ano, para que os alunos não fossem prejudicados. E isso tem sido constantes nestes três anos de administração.

            E agora em 2019 novas parcerias com o Uniaraxá estão em andamento, com a finalidade de beneficiar mais ainda os jovens de Ibiá, bem como, toda a comunidade. Um novo convênio será assinado com a Ampla, Prefeitura e Uniaraxá que irá proporcionar mais 10% de desconto nas mensalidades. Atualmente os alunos de Ibiá já têm 30% de desconto. Na assinatura deste convênio, entre Ampla e Uniaraxá, a Secretária Municipal de Educação, Elenir de Fátima Andrade Otoni, participou juntamente com outras Secretárias de Educação da região.

            E na última quarta feira, dia 13 de Março, as Secretárias Municipais de Educação, Elenir Andrade; de Saúde, Tânia Aparecida Quintino Ferreira; de Desenvolvimento Social, Marilene Aparecida de Freitas Pires e Comunicação, Zenobia Maria de Rezende Leopoldino, e o Vice-Prefeito Roger Roberto Medeiros, participaram em Araxá de reunião com a Reitoria do Uniaraxá, Presidência da Fundação Cultural de Araxá, mantenedora da Universidade,  Professores e Coordenadores, quando diversos assuntos foram discutidos no intuito de estreitar as relações entre o Município e este Centro Universitário.

            Na oportunidade o reitor Professor Me. José Oscar de Melo colocou a importância desta reunião no sentido de ampliar a atuação do Uniaraxá em Ibiá, inclusive com a instalação de cursos EAD (Educação a Distância), semipresencial e com custos bem acessíveis.  Ele ainda ressaltou que Ibiá tem contribuído muito com essa Instituição, principalmente com a reaproximação da atual administração.

            Além da instalação de cursos aqui em Ibiá, essa Universidade em parceria com a Prefeitura, pretende desenvolver outras ações no Município, como o “Uniaraxá em Ação”, que é um projeto realizado em praça pública com diversas atividades, como: informações sobre direito de família, aposentadoria, educação empreendedora, cursos oferecidos pela instituição, equipe de enfermagem, fisioterapia, corte de cabelo, brinquedos, shows e outras atividades. Está previsto a realização deste evento aqui em Ibiá, na Praça do Fórum, no dia 25 de maio.  

            É Administração 2017/2020 trabalhando por uma Ibiá melhor.

            A Noite da Mulher realizada pela Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi um sucesso de público, organização, e palestras que prenderam a atenção dos participantes até o final do evento. Mais uma vez o anfiteatro da Câmara Municipal foi palco, no dia 14 de Março, desta tradicional noite, que já faz parte do calendário dos grandes eventos realizados pela atual administração.

             Este evento foi idealizado pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Aparecida de Freitas Pires, e tem como objetivo, homenagear as Mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, com diversas atividades e distribuição de brindes.

            Na abertura do evento a Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional e falou da importância da Mulher para a sociedade, para sua família e que elas são merecedoras de todos os aplausos e homenagens.

            A Secretária Marilene deu boas vindas aos presentes, enaltecendo a presença das mulheres neste evento que é voltado para elas e agradeceu todos que apoiam e ajudam na realização desta Noite.

            Com o tema “Bem estar feminino”, a Noite da Mulher teve excelentes palestras, começando com o Nutricionista do NASF – Núcleo de Apoio a Família, Tiago Andrade de Faria, que falou da importância da alimentação na saúde da mulher.  

            A Fisioterapeuta Yeda Marina Chadú de Souza, coordenadora da Clínica Municipal de Reabilitação da Policlínica, deu dicas de bem estar, mostrando a forma correta de postura e ainda fez exercícios físicos com a plateia.

            A Médica obstetra e ginecologista, Dra. Luciana Lígia Silva, em sua palestra falou sobre a saúde da mulher, a importância dos exames preventivos e como ela deve se cuidar para ter uma vida mais saudável.

            Na parte musical as apresentações de Nathalia Daniele da Luz e da senhora Aparecida Maria Silva emocionaram o público. Outra apresentação que também levantou os presentes foi da equipe do Serviço de Convivência do Cras, coordenada pelo professor de Educação Física Roberto Mauro Ferreira, com exercícios aeróbicos.

            Os desfiles da Rainha da Terceira Idade Dilma Mariano e das Princesas Sônia Maria Alves e Euclidalina Ramos (Dona Guida); das alunas da Apae: Mércia dos Reis Avelar e Amanda Nalanda Fernandes, e da Rainha da Festa do Ibiaense Ausente Rafaela Marques e da Princesa Raíssa Cristina, abrilhantaram mais este evento, mostrando a beleza e graciosidade da mulher ibiaense.

            Também contribuíram para descontrair e animar o evento o sorteio de brindes e a cabine fotográfica.  Mais uma vez, a Noite da Mulher superou as expectativas.

A Administração 2017/2020 não para. Várias ações estão sendo executadas em todo o Município. Obras paralisadas há alguns anos foram retomadas pela atual Administração e estão em fase de conclusão.

As Quadras poliesportivas do bairro Dona Maroca e da Pemarc estão com as obras bem adiantadas e em pouco tempo estarão disponível para uso, proporcionando as comunidades inseridas no entorno um espaço coberto, adequado e seguro para as praticas esportivas, bem como, para a realização de diversos eventos culturais, educacionais, sociais, esportivos, dentre outros.

A Creche do bairro Risoleta Neves, é outra importante obra, retomada pela Administração 2017/2020, que após processo licitatório para finalizá-la, já está na fase de conclusão. A previsão que essa Creche comece a funcionar ainda neste semestre, beneficiando inúmeras crianças que moram neste bairro.

A Escola Municipal de Música Santa Cecília, coordenada pelo Professor e Maestro Vagno Fabrício dos Reis, está sendo reformada. O espaço, localizado na Pemarc, está ganhando uma nova pintura, mais um banheiro está sendo construído, e será colocado forro “lã de vidro” para melhorar a acústica e isolamento térmico. O objetivo é proporcionar aos alunos e professor um local mais adequado e confortável para as aulas de música.

Apesar das constantes chuvas, a operação tapa-buraco continua nos dias de sol. Nas últimas semanas, os serviços foram realizados nas Ruas do bairro Jardim.  A meta da Prefeita Dra Marlene Aparecida de Souza Silva é recuperar as vias públicas que necessitam com mais urgência desse serviço, e também realizar o recapeamento de diversas Ruas e Avenidas de Ibiá.

A Administração 2017/2020 tem melhorado o visual da cidade de Ibiá em diversos aspectos: recolhimento do lixo, limpeza urbana, serviços de capina, iluminação pública, obras em andamento, recuperação dos prédios públicos, reforma das Escolas Municipais, recuperação das estradas rurais. Além de ações e programas sociais em prol das famílias de baixa renda, convênios com várias entidades filantrópicas e órgãos públicos, e muito mais, que tem contribuído sobremaneira para melhorar as condições de vida do cidadão ibiaense.

            A Secretaria Municipal de Educação iniciou o Ano Letivo de 2019 realizando a Jornada da Educação com várias atitudes pedagógicas, que contou com a participação das diretoras, professoras, secretarias, especialistas, serviçais e demais servidoras das Escolas Municipais.

            A abertura aconteceu no anfiteatro da Câmara Municipal, que estava lotado, na noite do dia 4 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação, Elenir de Fátima Andrade Otoni deu boas vindas as participantes e fez um balanço do trabalho desenvolvido pela atual Administração em prol da educação no município de Ibiá. 

            A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva desejou aos participantes um ano letivo de grandes realizações e sucessos. E ainda fez referências a importância da Educação na formação das crianças e jovens.

            Para enriquecer mais ainda este evento, aconteceu a belíssima palestra motivacional do Mestre Fabrício Gomes Peixoto, especialista em gestão estratégica de pessoas pela Universidade Gama e mestre em filosofia social e política pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Ele falou da arte do encontro, como ponto de partida para a vida.

            Durante toda a semana houve reunião pedagógica com as especialistas em educação na Superintendência Regional de Educação em Patrocínio. E também reuniões com os educadores da Rede Municipal para apresentação dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental, além de discussão e conclusão do planejamento anual.

            Foi uma semana intensa, com várias atividades, integrando todos os Servidores da Rede Municipal de Educação. O ano letivo de 2019 começa de forma positiva e com muito trabalho e novas perspectivas.  

            Administração 2017/2020 Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

Página 1 de 37

Mais lidas