Notícias

            O Juninão 2019 foi um sucesso em todos os aspectos: público, decoração, organização, segurança, atrações e muito mais. E o mais importante é que o Juninão se tornou a maior festa junina de Ibiá e região. A presença da comunidade Ibiaense foi maciça e também a participação de pessoas de outras cidades foi bastante expressiva. Mais de quatro mil pessoas passaram por noite na Praça do Fórum durante os dias de Juninão. Um público recorde!!!

            Mais uma vez a Administração 2017/2020 fez a diferença na realização deste evento, que envolveu em torno de 350 profissionais e servidores, através das Secretarias Municipais de Cultura, Educação, Comunicação, Obras, Logística e Saúde. Tudo foi planejado e organizado nos mínimos detalhes para que não houvesse problemas e a comunidade pudesse participar de  um evento com tranquilidade e segurança.  E foi isso que aconteceu, uma super festa, sem incidentes, tornando este Juninão 2019 um dos melhores que já aconteceu. É importante destacar a presença da Polícia Militar todos os dias, dando total apoio a este evento.

            A Praça de Alimentação ficou por conta das Escolas Municipais, Particulares, Apae, IFTM e Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis. Cada barraca tinha uma comida típica das festas juninas e a ornamentação chamou atenção dos presentes.   

            Foram três dias de muitas atrações e shows, começando pela Missa Sertaneja, celebrada pelo Padre Frederico Honório, com a presença da Equipe de Canto da Paróquia de São Pedro de Alcântara.

            A eleição da Rainha do Juninão contou com dezesseis belíssimas candidatas, representando as Escolas Municipais, Estaduais, Particulares e IFTM. A escolha deu trabalho ao Corpo de Jurados.

            A representante do Colégio Nova Dimensão, Maria Eduarda Cordeiro de Áquino foi eleita Rainha do Juninão. A primeira Princesa Ana Luiza Mateus Alves é representante da Escola Estadual Alair Bicalho Xavier. E a Segunda Princesa Sarah Julia dos Santos Araújo é representante da Escola Municipal Dona Tatá.  

            O show com a dupla de renome nacional Lucas Reis e Thácio fechou a primeira noite do Juninão.

            O segundo dia do Juninão teve a apresentação da Orquestra de Violas formada pelos alunos da Escola Municipal de Música, regida pelo maestro e professor Vagno Fabrício dos Reis. O tradicional concurso de quadrilhas foi um show a parte, com a participação das equipes do EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo e da Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis. A vencedora foi à equipe do EAC.

            E para encerrar o show ficou por conta da Dupla Ludy & Miller.

           O último dia do Juninão começou com o desfile das Rainhas Mirins e apresentações artísticas das Escolas do Município. A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva fez a entrega da premiação do concurso de barracas a Escola Municipal Quilombo do Ambrósio, vencedora deste ano. Na oportunidade a Prefeita agradeceu todos que trabalharam para a realização deste Juninão e ressaltou a importância deste evento para as Escolas, bem como, para toda a cidade.

           Dois shows encerraram o Juninão 2019. Primeiro Michele e Rogélio agitraram a galera. E Kaio Gomes fechou a noite com um super show, deixando saudades.

           É a Administração 2017/2020 trabalhando para uma Ibiá melhor. Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

Com o objetivo de proporcionar melhores ações, voltadas às pessoas idosas, de forma que elas atuem como protagonistas de suas próprias vidas, a Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou no dia 6 de junho, no anfiteatro da Câmara Municipal, a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O Conselho Municipal do Idoso foi parceiro na realização deste evento.

            A conferência contou com participação de representantes de vários segmentos ligados a pessoa idosa. O tema deste ano foi “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

            A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva, fez a abertura dos trabalhos, dando boas vindas aos participantes e ainda fez referências à importância de discutirem direitos e políticas públicas em benefício do idoso.

            A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Aparecida de Freitas Pires em seu pronunciamento falou da importância deste evento e ainda observou que a atual Administração tem trabalhado no sentido de garantir os direitos dos idosos e de todos os segmentos que integram a sociedade.

            O Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antônio Henrique Gouvêa fez a leitura do Regimento Interno desta Conferência, sendo a mesma aprovada pelos presentes.

            Na parte de apresentações o Núcleo da Terceira Idade deu um show na encenação do teatro “A Vida é a Estação. Somos Passageiros. A velhice é o fim da linha”. Também aconteceu apresentação de teclado com o Sr. Lázaro e o professor de educação física Roberto Mauro colocou os presentes para se movimentar com exercícios de aeróbica.

            A parte de palestra ficou a cargo do Promotor de Justiça, já aposentado, Dr. Hamilton Antônio Ramos, que atuou durante 27 anos no Ministério Público de Minas Gerais, sendo 17 anos na Primeira Promotoria de Justiça da Comarca de Patos de Minas, mais especificamente nas Curadorias de Idosos e Deficientes Físicos. Dr. Hamilton falou da importância do idoso na sociedade e da legislação que garante os direitos dele. “O Idoso não é um objeto, é uma pessoa como outra qualquer, por isso merece todo o nosso respeito”, afirmou o Promotor.

            Durante a Conferência foram eleitos os delegados que vão representar Ibiá na 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa em Belo Horizonte, nos dias 25 e 26 de setembro de 2019.  São dois delegados: Enisa Maybe da Consolação Pereira de Resende (titular) e como Suplente Sônia Martins. E Cesar Leônidas da Silva (titular) e como Suplente Hilceu Geraldo da Silva.

            Durante a conferência foram formados grupos para discussão dos eixos temáticos e posteriormente as propostas apresentadas foram aprovadas pelos presentes.

            Mais uma Conferência realizada com muito sucesso pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para discutir os direitos e apresentar novas propostas de políticas públicas para a pessoa idosa.

              A 2ª Noite das Mães realizada pela Administração 2017/2020, através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, foi um sucesso, superando as expectativas. Quanta emoção e beleza!!! Um grande público lotou a Praça do Fórum na última sexta-feira, 24 de Maio, e aplaudiu calorosamente todas as apresentações.

             O evento teve como objetivo homenagear as Mães Ibiaenses, com apresentações de danças, musicais e teatro das Escolas do Município: Centros de Educação Infantil (Meu coração; Escola Municipal Dom José Gaspar (Meu sangue ferver por você), Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira (Ser Mãe), Escola Municipal José Dias dos Reis (Meu Abrigo), Escola Municipal Dona Tatá (Exemplo de Mulher), Escola Municipal Margarida Dias (Como é grande meu amor por você), Escola Municipal Dr. Pedro Dias dos Reis (Dança Anos 90) e Colégio Nova Dimensão que encerrou as apresentações com a canção Mãe, com a cantora Michele e suas filhas Bruna e Jessíca momento de grande emoção.

            A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também participou com um teatro sobre as Mães e cantou a música carinho de verdade.

            O desfile e a escolha da Mãe Miss 2019, representando as Escolas de Ibiá, foi um dos grandes momentos da noite. Os jurados Daniel Carvalho, locutor e assessor de imprensa da Câmara Municipal; Patrícia Cristina Delfino, representante da Marca Sacudidos e Roseane Ferreira da Silva, Rainha da Festa do Ibiaense Ausente 2017, que também desfilou representando as Mães jovens, tiveram trabalho para escolher a Mãe Miss. As participantes esbanjaram elegância, beleza e simpatia.  A Mãe Miss 2019 ficou com a representante do Colégio Nova Dimensão, Patrícia Stefânia Morais de Freitas.

            A segunda Noite das Mães também foi palco para a apresentação das candidatas a Rainha do Juninão 2019. Dezesseis belíssimas jovens, representando as Escolas da Rede de Ensino do Município de Ibiá, desfilaram com graciosidade, personalidade e beleza. Também marcaram presença no palco a Rainha do Juninão 2018 Natália Ramos Silva e as Princesas Emilly Kauany Rodrigues Reis e Beatriz Camillo.

            E encerrando o show de Michele e Rogélio agitou o público que cantou e dançou ao som de diversos ritmos musicais.   

            Mais uma vez a Noite das Mães, idealizada pela Administração 2017/2020, teve um resultado muito positivo, sucesso total de público e organização. Parabéns a todos que contribuíram para sua organização e principalmente a comunidade ibiaense que marcou presença e prestigiou mais uma realização da atual Administração.

        A Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Câmara Municipal de Ibiá lançaram no último dia 21 de Maio, a segunda etapa do “Câmara Mirim”, com a apresentação dos projetos elaborados pelos Vereadores Mirins.

       A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal, com a presença dos alunos/vereadores mirins, professoras, diretoras e familiares. A Mesa diretora foi composta pela Presidente da Câmara, Marli Bernardes de Souza, vereadores: Paulo José da Silva Filho (Paulinho Jiboia) idealizador deste projeto, Rondomar dos Reis, Edson Diniz Ferreira (Soinho) e Walter Múcio Ramos e a Secretária Municipal de Educação Elenir de Fátima Andrade Otoni.

      Todos os componentes da Mesa pronunciaram salientando a importância deste projeto, e a conscientização das crianças para importância dos poderes Legislativo e Executivo.

        Cada aluno, representando as Escolas de Ibiá, apresentou seu projeto:

  • Alex Andrei Otoni Filho – Escola Bem Me Quer – Projeto: LIXO NO LUGAR CERTO;
  • Bruna Caroline Silva de Paulo – Colégio Nova Dimensão – Projeto: TRÂNSITO SEGURO;
  • Bruna Onório da Silva – Escola Municipal Santa Bárbara – Projeto: HORTA MANDALA;
  • João Gabriel dos Santos Freitas - Escola Municipal Pedro Alves de Paiva – Projeto: HORTA ESCOLAR: “SEMEANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL”;
  • João Vitor Garcia Rodrigues - Escola Municipal Dona Tatá – Projeto: MÚSICA NA ESCOLA “ROUXINÓIS DA TATÁ”;
  • Júlia Isabelle Ferreira Carvalho - Escola Municipal Quilombo – Projeto: MUSEU “ESCRAVO AMBRÓSIO” É NOSSO;
  • Laila Vitória de Souza Cardoso - Escola Municipal São Dimas – Projeto: ESCOLA SEGURA;
  • Maria Emília Rodrigues Monteiro – Escola Municipal José Dias dos Reis – Projeto: PARQUE ECOLÓGICO “PARA SER CRIANÇA”;
  • Maria Luiza dos Reis Souza Carvalho - Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira – Projeto: LÍNGUA INGLESA AO ALCANCE DAS CRIANÇAS;
  • Pedro Miguel Silva Alvarenga - Escola Municipal Margarida Dias – Projeto: ESCOLAS COM MAIS SEGURANÇA;
  • Rafael Vilela Paiva - Escola Municipal Dom José Gaspar – Projeto: PARQUINHO AO AR LIVRE;
  • Rafaella Cândida Machado - Escola Municipal Tatão Anacleto – Projeto: CENTRO

         A próxima reunião da Câmara Mirim está prevista para o mês de agosto quando será escolhido o projeto que será votado pelos Vereadores e posteriormente encaminhado ao Executivo para sanção e tornar-se Lei Municipal. 

Página 1 de 40

Mais lidas