Notícias

            Após alguns anos sem acontecer, a Festa do Ibiaense Ausente retornou este ano com força total e com resultado positivo, principalmente em público, organização e segurança.  Durante todos os dias o Parque de Exposições esteve lotado e o público vibrou com os shows: Ludy & Miller, Robert Oliveira e Lezé Cruz no primeiro dia; Maiara & Maraiza no segundo dia; Di Paullo & Paulino no terceiro dia; SPC no quarto dia e Gino & Geno no encerramento. E no último sábado, dia 09, um público, principalmente de jovens e adolescentes lotou novamente o parque para a apresentação do MC Kevinho e depois para o show de Emílio & Eduardo.

            Essa Festa é realizada pela Administração Municipal, e este ano a organização foi da Equipe Edidany Barbosa Rodeio Show, e contou com o apoio do Sindicato Rural e SAAE. É importante destacar a atuação da Polícia Militar de Ibiá, através do Tenente Milton Manffessoni e corporação, que deu cobertura total, durante todos os dias.

            A abertura da Festa que aconteceu no dia 7 de setembro, que também comemora o aniversário de Ibiá, contou com a presença de várias autoridades municipais e regionais, Prefeitos da Região (Pratinha, Patrocínio, Pedrinópolis, Tapira, entre outros), empresários, comerciantes e representantes de entidades. A Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva em seu pronunciamento agradeceu a presença de todos e ressaltou a sua alegria e satisfação de poder estar resgatando essa festa tradicional de Ibiá e região, que além de proporcionar entretenimento para a comunidade, também movimenta o comércio local de uma forma geral, gerando divisas e renda. Outras autoridades também se pronunciaram, ressaltando a importância desta festa para o Município de Ibiá e, também parabenizaram a Prefeita Dra Marlene pelas ações que têm realizado à frente do Executivo.

          E outro ponto importante desta festa é o retorno de centenas de ibiaenses ausentes que aproveitam as festividades para visitar a cidade, amigos e familiares.

         Sem dúvida alguma o retorno da Festa do Ibiaense é um marco da Administração 2017/2020, que não tem medido esforços em desenvolver ações que vão de encontro às reivindicações da comunidade ibiaense em todos os setores do Município.

            Em torno de 300 mulheres foram beneficiadas com a carreta da mamografia, que esteve aqui em Ibiá no período de 04 a 08 de setembro. Ela ficou estacionada em frente à Policlínica e contou com o apoio de profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Essa carreta pertence ao Hospital do Câncer de Patrocínio, é adaptada e foi transformada em uma unidade móvel deste Hospital. Ela conta com recepção, sala para exames de mamografia e outras dependências.  

            A vinda desta carreta para Ibiá foi conseguida através de solicitação da Secretária Municipal de Saúde, Tânia Quintino, e contou com total apoio da Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva.

            O público alvo desta campanha foi às mulheres de 50 a 69 anos, que fizeram a mamografia de graça, sendo atendidas em torno de 220. E as outras mulheres que estavam fora desta faixa etária, pagaram uma taxa de R$ 45 Reais.  Como a procura foi bastante intensa, não sendo possível atender toda a procura, a Secretaria de Saúde está agendado as mamografias para Araxá.

            Administração Municipal 2017/2020 – Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento

        A Secretaria Municipal de Saúde de Ibiá, através do Ministério da Saúde, promoverá amanhã, sábado, dia 16, o dia D de mobilização nacional da Campanha de Multivacinação 2017. Todas as UBS - Unidades Básicas de Saúde do Município estarão abertas das 08 h às 17h.

        Essa campanha iniciou no dia 14 de setembro e finaliza no dia 22 de setembro.

        Nesta campanha, serão vacinadas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (0 a 14 anos 11meses e 29 dias) para atualização da caderneta de vacinação.  Serão ofertadas todas as vacinas disponíveis no SUS - Sistema Único de Saúde.

        Em Ibiá o público alvo da campanha corresponde a 4.767 mil crianças e adolescentes, segundo informações da Coordenadora de imunização da Vigilância em Saúde, Taisa Quintino de Oliveira.

       O objetivo da campanha é resgatar pessoas não vacinadas, completar esquemas de vacinação e atualizar a caderneta das crianças e adolescentes, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação e com isso melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e  manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis.

       No período da campanha as Unidades de Saúde estarão em funcionamento de 7 às 17 horas e no dia “D” (16 de setembro), funcionarão de 8 às 17 horas.

       A campanha de multivacinação para a população da zona rural será feita nas localidades, casa a casa, segundo cronograma abaixo:

 

DIA

LOCALIDADE

14/09/2017

Tobati (Escola Tobati)

15/09/2017

Quilombo(Escola Quilombo)

18/09/2017

Morro alto(Escola Santa Barbara)

19/09/2017

Argenita (Escola Argenita)

20/09/2017

Pimenta/ Bastiões/ Retiro do meio

21/09/2017

Tragedia(Escola Tragedia)

22/09/2017

Assentamento Miriam/ Engenho / São Mateus

 

            A Rua de Lazer do SESC que esteve em Ibiá, no dia 08 de setembro, fazendo parte das comemorações dos 94 Anos de Emancipação do Município, reuniu em torno de mil crianças na Praça do Fórum, que puderam brincar e participar de inúmeras atividades.

            Foram disponibilizados de graça para as crianças: brinquedos, brincadeiras, atividades lúdicas e oficinas, além de jogos recreativos, desportivos e eletrônicos. Vários brinquedos foram montados como cama elástica, jogo de xadrez gigante, brinquedos infláveis, entre outros. As crianças participaram da oficina criativa, confeccionando chaveiros e bijuterias. O espaço kids para crianças de 0 a 5 anos fez o maior sucesso com os pequeninos que puderam brincar e colorir.

            No caminhão palco os monitores divertiram a criançada com músicas, brincadeiras e distribuição de brindes. Realmente a Rua de Lazer do SESC proporcionou horas de lazer e entretenimento para a criançada de Ibiá.

            Este evento foi realizado pelo SESC Minas em parceria com a Prefeitura de Ibiá e apoio do SAAE.

            É a Administração 2017/2020 trazendo lazer e diversão para as crianças.

           O desfile de 07 de Setembro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que comemora a independência do Brasil e também faz parte das comemorações do aniversário de Ibiá, retornou este ano em grande estilo, empolgando os presentes que foram assistir.

            A Avenida José Cambraia e a Praça do Fórum foram tomadas por um verdadeiro espetáculo de cores, criatividade e beleza. Com o tema: “Vamos dar uma volta ao mundo?”, o desfile retratou os principais pontos turísticos do mundo.  

            Várias autoridades, representantes dos Clubes de Serviços do Município acompanharam o desfile do coreto da Praça Santa Cruz (Praça do Fórum). As bandeiras foram hasteadas pela Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva (Brasil); Tenente Milton Manffessoni (Minas Gerais) e Presidente da Câmara, vereador Renato José da Silva (Ibiá), ao som do Hino Nacional. Momento de grande emoção e civismo.

            A parada cívica iniciou com o Pelotão da Polícia Militar. Em seguida veio as Porta Bandeiras, com as bandeiras oficiais do Brasil, Minas Gerais e Brasil. E também das escolas estaduais, municipais, particulares, entidades e clubes de serviços presentes no desfile.

           Apae, Lions Clube, Rotary Club (Banco de Cadeiras de Rodas e Casa da Amizade), Clube da Terceira Idade, Academia Ibiaenses de Letras, Santa Casa de Misericórdia Padre Eustáquio de Ibiá, Ordem DeMolay, Associação dos Congados e Moçambiques, IFTM, Futsal Craques do Futuro e Projeto de Iniciação Esportiva formaram um pelotão, mostrando sua atuação no Município.

             O carro da Rainha e Princesas da Festa do Ibiaense Ausente retratou o símbolo máximo da beleza da mulher Ibiaense, que com sua formosura e elegância trouxe  a mais pura e perfeita harmonia para avenida.

            A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Colégio Estadual São José, vieram com os carros alegóricos de Aladim e seu tapete mágico, convidando todos a participarem da viagem mágica que estava começando.  A tradicional fanfarra do Colégio São José, como sempre, mostrou sincronismo e afinação.

            Os Centros Educacionais Infantis (Creches) representaram a Itália, o país das massas, vinhos, tarantella, sua cultura, sabores e prazeres de geração em geração. Alunos desfilaram com trajes típicos da Itália e o carro alegórico trouxe uma cantina italiana tarantella.

            A Escola Municipal São Dimas representou o México, país cheio de cor, magia e calidez.  O carro alegórico destacou o coreto com os tradicionais músicos mexicanos.

          A Escola Municipal Dom José Gaspar, que esse ano comemorou 85 anos de amor à educação, trouxe para a avenida o fascinante Egito. Seu carro alegórico mostrou a exuberância da grande Esfinge de Gizé que é uma estátua composta de corpo de leão e uma cabeça humana.

                  As Escolas Estaduais Dr. Pedro Dias dos Reis e Alair Bicalho Xavier retrataram a Inglaterra e suas peculiaridades. Seu carro alegórico retratou o refinamento e aristocracia dos membros da Família Real.

            Graciosas balizas apresentaram belíssima coreografia, idealizadas pela professora Andressa e aluna Jéssica. E a fanfarra da Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, regida pelo maestro/professor, Vagno Fabrício dos Reis, foi um show a parte, deixando a platéia extasiada. 

            A Escola Municipal Margarida Dias presenteou os ibiaenses com um desfile representando um dos países mais fascinantes do mundo, a “Índia”.  O carro alegórico retratou o Festival dos Elefantes da região de Jaipur. E fechando o desfile da Escola, foi apresentado em frente ao coreto a Dança do Ventre, por um grupo de bailarinas e bailarino.

               A Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira representou o Japão, o país do Sol Nascente. Seu carro alegórico trouxe o Torii, portal composto por duas barras verticais e uma horizontal que indica a proximidade de um santuário, e a magia de seus jardins com as belíssimas cerejeiras. E como destaque a Sra. Gisele Toda, que pertence a uma das famílias que descendem de japoneses e escolheram Ibiá como sua terra.

            O Colégio Nova Dimensão apresentou a África do Sul, considerada o berço da humanidade. O carro alegórico representou a biodiversidade do continente africano, uma das maiores ecossistemas do planeta.

           O Colégio Árcade e a Escola Bem-Me-Quer retrataram o país que é o destino internacional favorito dos brasileiros, os Estados Unidos da América. Seu carro o maior complexo de diversão do mundo: o Castelo das Princesas da Disney. Lugar onde a magia e a fantasia fazem crianças e adultos mergulharem no mundo de sonhos.

             E também retrataram Hollywood, a maior indústria cinematográfica do mundo, com sua eterna Marilyn Monroe.

            A Escola Municipal Dona Tatá, situada no bairro São João, e a Escola Municipal Pedro Alves de Paiva, no distrito de Argenita, mostraram o charme, o refinamento e a beleza do país que mais atrai turistas em todo o mundo, a França.

           O carro alegórico representou a Torre Eiffel, uma torre treliça de ferro localizada em Paris, construída no século XIX para honrar o centenário da Revolução Francesa, e se tornou um ícone mundial deste País. Lindas bailarinas dançaram na Praça o cancan, uma das danças mais tradicionais da França.  

            As Escolas Municipais Ananias Ferreira e Santa Terezinha, situadas na área rural do município de Ibiá, apresentaram na avenida um pouco da cultura de um país maravilhoso, a Holanda. O carro alegórico trouxe os ícones mundialmente conhecidos da Holanda: o Moinho de vento e as flores.

           As Escolas Municipais de Tobati, Quilombo do Ambrósio e Santa Bárbara, localizadas na zona rural de Ibiá apresentou na avenida a terra de sonhos, sol, flores, música e encantos, a Espanha.  O Carro alegórico mostrou a Tourada, um dos símbolos de identidade da Espanha mais conhecidos em todo o mundo.

            As apresentações da dança flamenco e da fanfarra da Escola de Tobati foram muito aplaudidas pelo público presente.

            A Escola Municipal José Dias dos Reis e a EJA - Educação de Jovens e Adultos representaram o Brasil, o país de dimensões continentais, imensa riqueza e diversidade cultural, refletida no brilho do carnaval.

          O carro alegórico trouxe a alegria do carnaval. E como não poderia faltar o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, bem como, a bateria, da Escola de Samba Garras de Águia de Uberlândia, brilharam na avenida, empolgando os presentes. O Olodum, um dos maiores símbolos do carnaval baiano, também esteve presente, fechando com chave de ouro o desfile das Escolas da Rede de Ensino do Município de Ibiá.

            O Clube do Cavalo encerrou o desfile de 7 de setembro, colocando na avenida amazonas e cavaleiros, resgatando raízes que há muito tempo estão entrelaçadas na cultura do povo de Ibiá.

            Com muita organização, beleza e dedicação de todos os envolvidos, que a Administração Municipal 2017/2020 retornou o desfile de 07 de setembro ao calendário das festividades do Município.

Página 1 de 13

Mais lidas