Notícias

            A edição do Torneio de Férias de Futsal de 2018 iniciou nesta segunda-feira, dia 08 de janeiro, no Poliesportivo Jiboião, com a participação de dez equipes de Ibiá e região.

            Os primeiros jogos foram: SAAE X Barber Brothers e J400 (Calçados Duarte) X Área Vip. As equipes do SAAE e J400 (Calçados Duarte) foram às vencedoras. Um público bastante expressivo lotou as arquibancadas do Poliesportivo, que vibrou com cada lance das emocionantes partidas.

            Este ano dez equipes estão participando, sendo oito de Ibiá e duas de Pratinha e Campos Altos. São elas: SAAE, Barber Brothers, J400 (Calçados Duarte), Área Vip, Safadões da Balada (Pratinha), Clic Ibiá Jr., Clic Ibiá (WS), Sparta, Bairro Maroca e GC/KZ Suplementos.

            A fase classificatória iniciou no dia 08 e termina no dia 19 de Janeiro, quando todas as equipes jogam entre si e oito equipes vão para as quartas de final. E depois semifinal e a final, que acontece no dia 02 de fevereiro.

            Os jogos são realizados de segunda à sexta-feira, a partir das 19h30, no Poliesportivo Jiboião.

            Após alguns anos sem acontecer, este Torneio de Férias foi resgatado pela atual Administração no ano passado e agora já está em sua terceira edição. Este ano o torneio está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Ibiá em parceria com a LIF -  Ibiaense de Futebol.

           

        

            O Programa Federal “Criança Feliz” terá início em Ibiá no próximo dia 02 de Janeiro. A Capacitação dos visitadores sociais deste Programa foi realizada no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, no dia 27 de dezembro. E no dia 16 de dezembro, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social lançou na Feira Livre, durante o Dia da Mobilização Social, o Programa “Criança Feliz”. 

            Os visitadores receberam orientações de como identificar as necessidades das famílias e como funciona o desenvolvimento das crianças de primeira infância.

            Este Programa está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e irá atender prioritariamente Crianças de 0 a 03 anos, gestantes e crianças portadoras de deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).  O “Criança Feliz” irá abranger as regiões de Ibiá com maior vulnerabilidade das famílias.

            O Programa “Criança Feliz” surgiu como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam aos seus filhos ações para promoverem seu desenvolvimento integral.

            Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do “Criança Feliz” farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

            Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

            Para participar do programa, é preciso manter os dados no  CadÚnico - Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

            Os principais objetivos do programa são: promover o desenvolvimento infantil integral;  apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;  cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;  fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças; estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;  facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.

               Aconteceu no dia 19 de dezembro, no anfiteatro da Câmara Municipal, a formatura dos concluintes da Quarta Turma do curso Técnico em Contabilidade, da Sexta Turma do Curso Técnico em Eletrotécnica e da Oitava Turma do Curso Técnico em Informática do IFTM – Instituto Federal do Triângulo Mineiro, pólo de educação presencial de Ibiá. Foram entregues a comunidade de Ibiá 29 profissionais técnicos nas áreas de contabilidade, eletrotécnica e informática. Foi à primeira solenidade de formatura do IFTM do pólo de Ibiá.

               A solenidade contou com a presença do Diretor Geral do Campus de Patrocínio e do Pólo Presencial de Ibiá, Professor Mestre Flamarion Assis Jerônimo Inácio; Coordenador do Pólo presencial de Ibiá, professor Airton Martins de Andrade; Secretária Municipal de Educação, Elenir de Fátima Andrade Otoni; Érica Patrícia Vilaça Leopoldino, patronesse dos formandos; José Júnior Filho, padrinho do curso de Informática; Diego Marlon Assunção, padrinho do curso de Contabilidade; Wagner Roger da Silva, padrinho do curso de Eletrotécnica; coordenadores de cada curso e professores deste Instituto.

          Formandos da IV Turma de Contabilidade:       

Alexsandra Aparecida Cipriano

Aline Vieira Amorim

Cristiane Aparecida de Melo

Erick Volsi Rodrigues

Jessica Andrina Da Silva

Lorena Cristina Lima Moreira

Mirlene Aparecida Borges

Sulamita Andrino

Thayna Mara Otoni De Sousa

Wesley Geamonond Rosentino

           Formandos da VI Turma de Eletrotécnica:       

Brunno Hendrigo Dias Torres

Bruno Loiola de Almeida

Diego Aparecido Martins

Diego Eurípedes de Andrade

Edson Henrique Balbino

Fabrício Rodrigues da Silva

Marcos Theilor Neri de Sousa

            Formandos da VIII Turma de Informática:   

Andraerlem Haranda Freitas Melo

Andressa Santana dos Reis

Cássio Nelio Caldeira Palhares

Cintia Danielle de Carvalho Dias

Gabriele Gonçalves de Souza

Julia Feliciano Mendes

Leandro Rosa Neto

Letícia Rodrigues Gomes

Pamela Aparecida Mateus Raimundo

Rene Reis Ribeiro

Tiago Vilaça Carvalho

Vinício Carlos dos Reis

   

         Durante a solenidade, o diretor do IFTM, professor Flamarion ressaltou a importante parceria da atual Administração com este Instituto, o que possibilitou a sua continuidade no Município de Ibiá. “Nunca tivemos uma Administração Municipal, como essa, tão focada e empenhada em apoiar o IFTM”, citou o Diretor.

         A Secretária Municipal de Educação, Elenir Andrade parabenizou os formandos, familiares e professores. E falou de como a Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva está empenhada na ampliação do IFTM em Ibiá, inclusive com a possibilidade de ser construído um campus no Município, sendo que a Prefeitura já tem um local adequado para implantação deste Instituto.

         A Administração 2017/2020 está totalmente engajada na ampliação do IFTM em Ibiá, por acreditar que a educação é o principal passo para o crescimento do cidadão.

 

           O Dia da Mobilização Social, que aconteceu no último sábado, dia 16, na Feira Livre da Praça do Fórum, foi um sucesso, com uma grande participação popular. O Cidadão Ibiaense teve a sua disposição várias atividades desde a emissão de RGs, informações sobre a área de saúde e também sobre ação social. E na parte cultural, várias apresentações de Escolas da Rede de Ensino do Município encantaram os presentes. E o Horto Municipal doou várias mudas para os presentes.

           Outras atrações também animaram a criançada, como o Papai Noel, com a distribuição de guloseimas e pipocas e brinquedos à vontade. E também aconteceram atividades esportivas, monitoras pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes.

           Foram emitidas 99 Carteiras de Identidades, sendo 44 de primeira via e 55 de segunda via. Devido à grande procura a Polícia Civil de Ibiá pretende realizar na Praça outra mobilização para emissão deste documento.

           A Secretaria Municipal de Saúde fez vários atendimentos com aferição de pressão, distribuição de preservativos e outras ações relacionadas à saúde pela equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Os profissionais da Saúde também prestaram informações sobre a AIDS, mostrando a importância da conscientização e prevenção contra essa doença. Dezembro é o mês que comemora a luta contra a AIDS, conhecido como Dezembro Vermelho.

           A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social lançou na Feira Especial o Programa Criança Feliz com a distribuição de panfletos explicativos sobre este projeto e também cadastrou e recadastrou famílias interessadas nos programas sociais do CadÚnico. Foi à oportunidade de o cidadão buscar os seus direitos sociais.

           A Secretaria Municipal de Educação entregou às medalhas de pratas as alunas: Kayla Eduarda Flávio Barbosa e Anny Karoliny Soares Cruz, da Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira, premiadas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. As turmas desta Escola que participaram desta Olimpíada também foram premiadas com certificados.

           O Colégio Nova Dimensão, as Escolas Municipais Dom José Gaspar e São Dimas fizeram belíssimas apresentações, enfocando o tema Natal, encantando todos os presentes.

           É a Administração 2017/2020 contribuindo para melhorar a vida do cidadão ibiaense. 

    O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelo governo Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental”.

     No dia 06 de Dezembro, na Escola Municipal Margarida Dias foi feita a abertura oficial do PNAIC do período 2017/2019, a qual a Coordenadora local Maria Lúcia Gonçalves Costa, representante da Secretaria Municipal de Educação, fez a explanação geral sobre o Programa. Foram repassados os vídeos encaminhados pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Em parceria com as alunas do Normal Médio, houve uma apresentação de uma peça teatral “Menina bonita do laço de fita” refletindo sobre a consciência negra, trabalhando a Leitura para Deleite. Após o intervalo, as Formadoras locais Paula Magela Teixeira Silva, Renata Fabiana Mateus Pimenta e Nágida Amaral Costa, responsáveis pela formação do Ensino Fundamental l, desenvolveram atividades com os professores alfabetizadores, enfatizando o tema: “Como inovações didáticas têm favorecido ou não o ensino de alfabetização?” Franciane Angélica de Almeida e Marciele de Lourdes da Costa, responsáveis pela formação da Educação Infantil, trabalharam o tema: “Leitura e escrita na Educação Infantil”.

     A Formação será feita no período de novembro de 2017 a maio de 2018, contando com a participação de aproximadamente 84 profissionais da Educação, entre professores e especialistas em Educação.

Página 1 de 22

Mais lidas