A Festa Maina da Eja – Educação para Jovens e Adultos realizada na última sexta-feira, dia 26 de Maio foi um sucesso, com a participação maciça dos alunos, professores, direção e familiares, superando a expectativas dos organizadores.

Inovando com uma festa junina, no mês de Maio, batizada de Festa Maina, a Eja fez bonito com sua quadrilha, muito quentão e comidas típicas desta época. O show ficou por conta de Caio Gomes.

A festa da Eja foi à primeira de muitas que serão realizadas pelas Escolas Municipais de Ibiá.

E na próxima sexta-feira, dia 02 de junho, a sanfona vai tocar alto nas Escolas Municipais: Maria Bittencourt Teixeira, Margarida Dias, Tobati e São Dimas.

O time de futsal de Ibiá estreou com vitória, na última quinta feira, dia 25 de maio, na Copa Band de Futsal. O jogo foi realizado em Serra do Salitre e o resultado final foi: IBIÁ 7 X 1 ARAXÁ. Os jogadores de Ibiá são: André Rock, Marcelo Silva, André Luiz, Ivan, Alexsander, Fábio, Wesley, Wesley Bezerra, Junim Paulino, Rond, Ítalo Tulu, Lucas Gabriel. Jeffim e Armando. Compõe a equipe técnica: Nicollas, técnico; João Marcos e José Paulo, coordenadores e Roger (Jeguinho), responsável geral.

2º JOGO DA COPA BAND SERÁ EM IBIÁ, NESTA 3ª FEIRA, DIA 30/05

O segundo jogo de Ibiá na Copa Band será amanhã, terça-feira, dia 30 de Maio, a partir das 20 h, no poliesportivo Jiboião, contra a equipe de Sacramento. E antes vão jogar Araxá X Campos Altos.

Os próximos jogos da equipe ibiaense já estão agendados:

Dia 27/06: Ibiá X Delta – Local: Campos Altos

Dia 11/07: Ibiá X Campos Altos – Local: Araxá

Dia 18/07: Ibiá X Conquista – Local: Sacramento

A Copa Band Triângulo, maior evento de futsal adulto da região, começou no dia 9 de Maio e a final será no dia 5 de setembro. Estão participando 25 cidades da Região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Os jogos serão realizados nas terças e quintas-feiras, com cobertura da TV Band Triângulo e os boletins divulgados no programa Jogo Aberto.  A competição é organizada pelo experiente Rogério Zavanella, que era organizador da antiga Copa Integração.

É o segundo ano da Copa Band, mas é o primeiro que o Município de Ibiá participa. Isso está sendo possível pelo apoio da Administração Municipal 2017/2020.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciada no dia 17 de abril foi prorrogada até o dia 09 de junho. A vacinação está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Ibiá, e também pela equipe de saúde da zona rural de segunda a sexta a sexta-feira, no período das 08 às 17 h.

De acordo com a enfermeira, Taisa Quintino de Oliveira, Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Vacinação da Influenza deste ano, está tendo uma adesão baixa. Sendo que até o dia 23 de Maio apenas 3.095 mil pessoas foram vacinadas, correspondendo a 67,34% do público alvo estimado. A meta é imunizar 90% dos 5.622 mil pessoas que estão incluídas nos grupos prioritários.

Dos grupos alvos que podem receber a vacina pelo SUS, as gestantes e mães que tiveram bebês recentemente, é a maior cobertura vacinal, com 78% já vacinado. Entre os idosos, já vacinaram 72,53%.

A menor cobertura até o momento é o grupo das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com 53,10%. Este ano, foram incluídos na campanha os professores da rede pública e privada de ensino. Mas a adesão tem sido muito baixa, com apenas 36,8% dos professores vacinados.

A coordenadora Taisa relembrou que os grupos prioritários são os idosos, a partir dos 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e mamães de recém nascidos; servidores da saúde; professores da rede pública e privada e portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometem a imunidade.

A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

“Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações freqüentes”, explicou a coordenadora Taisa Quintino.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Saúde Mental, realizou no último dia 22 de Maio, o dia da beleza em comemoração a luta antimanicomial.

Dois profissionais, o cabeleireiro Tiago e a esteticista Sânia realizaram cortes, escovas, fizeram unhas e sobrancelhas dos pacientes que são atendidos nesta Unidade. Também foi oferecido um delicioso lanche aos presentes.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de Maio, durante a semana aconteceram várias atividades com palestras e apresentação de documentário relacionado ao tema. Este ano o tema foi “Faz escuro, mas eu canto: liberdade em todo canto”.

A luta antimanicomial é um movimento correspondente às mudanças nos parâmetros éticos e técnicos no atendimento aos portadores de sofrimento emocional grave, nos serviços públicos no campo da Saúde Mental. Foi uma reforma psiquiátrica que iniciou no final da década de 80, quando dentre vários aspectos de mudança na forma do tratamento psicossocial, passaram a valorizar, não apenas o aspecto do tratamento, mas também a participação da família, os atendimentos em grupo, as oficinas terapêuticas e as demais dimensões psicossociais do cuidado em saúde mental a partir de então.