Notícias

            O Projeto Câmara Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última segunda-feira, dia 26 de novembro, no Plenário da Câmara Municipal, a última reunião do ano. Estavam presentes os Vereadores Mirins: Alex Andrei Otoni Filho (Escola Bem Me Quer); Bruna Caroline Silva de Paulo (Colégio Nova Dimensão), Bruna Onório da Silva (Escola Municipal Santa Bárbara); Emília Rodrigues Monteiro (Escola Municipal José Dias dos Reis); João Gabriel dos Santos Freitas (Escola Municipal Pedro Alves de Paiva); João Vitor Garcia Rodrigues (Escola Municipal Dona Tatá); Júlia Isabelle Ferreira Carvalho (Escola Municipal Quilombo do Ambrósio); Laila Vitória de Souza Cardoso (Escola Municipal São Dimas); Maria Luiza dos Reis Souza Carvalho (Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira); Pedro Miguel Silva Alvarenga (Escola Municipal Margarida Dias); Rafael Vilela Paiva (Escola Municipal Dom José Gaspar) e Rafaella Cândida Machado (Escola Municipal Tatão Anacleto);   Pais, Professoras, Diretoras, Secretária Municipal de Educação Elenir de Fátima Andrade Otoni, Prefeita de Ibiá Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva, Presidente da Câmara Marli Bernardes de Souza e os vereadores Valter Múcio Costa e Paulo José da Silva Filho, idealizador deste projeto.

            A reunião iniciou com a execução do Hino Nacional e posteriormente a Vereadora Mirim Bruna Caroline, representante do Colégio Nova Dimensão, falou da importância da Câmara Mirim, e também comentou que o Projeto de sua autoria, relacionado ao trânsito seguro já foi executado pela atual Administração.

            A Secretária de Educação, Elenir Otoni, Prefeita de Ibiá Dra. Marlene   e a Presidente da Câmara Marli Satil se pronunciaram sobre este projeto, ressaltando sua importância e a conscientização das crianças para os assuntos de interesse da comunidade, criando nelas uma cidadania política. 

            É importante destacar que a Câmara Mirim é um canal educativo voltado para o universo infantil para alunos da rede municipal e particulares de ensino. Seu objetivo é estimular as crianças a ter um pensamento crítico, através de conteúdo explicitamente político.

            Essa reunião marcou a última etapa da Câmara Mirim de 2019. Em 2020 este projeto terá continuidade, com a posse dos novos Vereadores Mirins para legislatura 2020/2021, que terão a missão de trazer as reivindicações, necessidades e anseios da comunidade, na melhoria da qualidade de vida do cidadão. E principalmente criar nas crianças uma nova mentalidade para as questões políticas, engajando-os nos assuntos de interesse da coletividade.

            A Câmara Mirim é uma parceria dos Poderes Executivo e Legislativo. Administração 2017/2020 – Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

            A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura não para e continua a executar várias obras de reformas em prédios e pontes do Município, através de empresas licitadas ou outras com Servidores Municipais.

            A meta da atual Administração é recuperar a maioria dos equipamentos urbanos, principalmente aqueles que estão em estado de deterioração, devido à falta de manutenção e reforma das últimas gestões.

            Neste mês a Prefeitura finalizou a reforma de duas pontes, uma no Rio Paraíso e outra no Ribeiro do Camilo, e reconstruiu outra Ponte no Rio Paraíso, que foi derrubada. Todas na região do Paraíso. Além dessas, mais de 30 pontes já foram recuperadas e mais de 70 mata-burros já foram reformados e instalados em todas as regiões rurais do Município.

            Em Ibiá, atualmente, está em obras o salão de festas da Pemarc, que está passando por uma reforma geral, com a troca do telhado, piso, forro, construção de varanda, reestruturação da parte externa, pintura e outros serviços.

            A Policlínica também está em obras, e os pacientes estão sendo atendidos na UBS “Agda Borges”, situada entre os bairros Jardins e Dona Maroca.

            O prédio que abriga o Caps – Centro de Atenção Psicossocial  (Saúde Mental) está sendo reformado, com melhoramentos no seu espaço físico, que irá proporcionar um melhor atendimento aos usuários desta Unidade. Os pacientes estão sendo atendidos na UBS “Dr. Saul Mendes de Paiva”, no bairro Risoleta Neves.

            O muro do Cemitério, a parte do fundo da Rua Antônio Batista Duarte (antiga Rua 26) está sendo reconstruído e ganhará nova pintura em toda a sua extensão.

            E no Distrito de Tobati o Velório Municipal também está recebendo uma reforma geral em toda a sua estrutura.

            Outras obras também estão previstas para serem iniciadas ainda este ano, inclusive as ordens de serviços já foram dadas, como: reforma e adaptação do Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, que será instalado na Rua Noé Dias dos Reis, Nº 14, local onde funcionou a Secretaria Municipal de Saúde quando estava em obras.

            A construção da Escola do bairro Risoleta Neves, iniciada em 2015 e que ficou paralisada devido a problemas com a empresa licitada, será retomada nas próximas semanas e a obra será concluída pela atual Administração.

            E nos próximos dias serão instaladas três novas academias ao “Ar livre” nos bairros: Gameleiras, São João e Risoleta Neves. A implantação destes equipamentos de ginástica em espaços públicos procede ao intuito de possibilitar à população qualidade de vida, saúde e lazer.

            É a Administração 2017/2020 transformando Ibiá. E Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

           Nos meses de setembro e outubro a Administração 2017/2020 recebeu importantes visitantes, Vereadores Mirins e alunos da Apae, que tiveram a oportunidade de conhecerem de perto o funcionamento da parte administrativa da Prefeitura Municipal de Ibiá.

           Os doze Vereadores Mirins, representando as Escolas Municipais e Particulares, da Rede de Ensino do Município, visitaram os setores de obras, logística, almoxarifado, garagem, cadastro, TI, licitação, RH, compras, contabilidade e o Gabinete, onde foram recebidos pela Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva, que conversou com eles e mostrou como é o funcionamento do Poder Executivo. Em cada setor os Vereadores Mirins fizeram perguntas para os Servidores responsáveis, que responderam todos os questionamentos e mostraram o funciona de cada departamento da Prefeitura.

           Também acompanharam essa visita as Diretoras, Professoras, e representantes da Secretaria Municipal da Educação. Compõem a Câmara Mirim os seguintes alunos: Alex Andrei Otoni Filho, Escola Bem Quer; Bruna Caroline Silva de Paulo, Colégio Nova Dimensão; Bruna Onório da Silva, Escola Municipal Santa Bárbara; João Gabriel dos Santos Freitas, Escola Municipal Pedro Alves de Paiva; João Vithor Garcia Rodrigues, Escola Municipal Dona Tatá; Júlia Issabelle Ferreira Carvalho, da Escola Municipal Quilombo do Ambrósio; Laila Vitória Cardoso de Souza, Escola Municipal São Dimas; Maria Emília Rodrigues Monteiro, Escola Municipal José Dias dos Reis; Maria Luiza dos Reis Souza Carvalho, Escola Municipal Maria Bittencourt; Pedro Miguel Silva Alvarenga, Escola Municipal Margarida Dias; Rafaele Cândido Machado, Escola Municipal Tatão Anacleto, e Rafaela Vilela Paiva, Escola Municipal Dom José Gaspar.

           A Câmara Mirim é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Ibiá em parceria com a Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Educação.

           Outra visita importante que aconteceu na Prefeitura de Ibiá foi com duas turmas de alunos da APAE, que estavam acompanhados dos professores e do diretor Sérvio Túlio Vilaça. A exemplo dos Vereadores Mirins, os alunos da Apae também visitaram diversos setores e interagiram com os Servidores, perguntando e ouvindo atentamente as explicações.

           Foram momentos importantes de muita emoção e alegria. É a Administração 2017/2020 abrindo suas portas para toda comunidade, principalmente para as crianças, jovens e adolescentes.

             Em comemoração ao Dia das Crianças, a Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo organizou uma programação especial e gratuita para a Feira Livre da Praça do Fórum.

            Uma multidão de crianças tomou conta da Praça no último sábado, dia 12 de outubro, que se divertiu à vontade nos brinquedos (pula pula e cama elástica); o Trem da Alegria também esteve à disposição da criançada, durante um período. Foram distribuídos para a criançada pipoca, algodão doce, picolés, balas e pirulitos.

            Outro ponto alto da Feira Especial foi o desfile infantil da Nova Moda que contou com a participação de 40 crianças.

            E o show da cantora Nayara Fonseca, com a percussão de Diego Qui encerrou em grande estilo as comemorações ao Dia das Crianças.

            Foram momentos de diversão e entretenimento para as crianças, proporcionados pela Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que tem realizados vários eventos em Ibiá, interagindo com todos os segmentos da comunidade.

            Administração 2017/2020 trabalhando por uma Ibiá mais justa e organizada. Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

            A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva participou na última segunda-feira, dia 30 de Setembro, em Patrocínio, de encontro com o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema Neto e com o Presidente da Câmara Federal, deputado federal, Rodrigo Maia. A reunião aconteceu na residência da deputada federal Greyce Elias.

            Na oportunidade a Prefeita entregou solicitações ao Governador Romeu Zema.  Dra. Marlene requereu a construção de um anel viário de ligação entre as Rodovias Estaduais MG-187 e MG-235, ambas dentro do Município.

            A construção deste anel viário é importantíssima, devido o grande fluxo de veículos leves e, principalmente, pesados, que fazem a travessia dentre estas rodovias por Ibiá, inclusive, em grande quantidade de itinerários, além de se tratar de passagem estratégica na região, entre cidades como Araxá, São Gotardo, Patos de Minas, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, Ibiá, dentre outras.

            A Prefeita também solicitou ao Governador recursos para asfaltamento de várias vias públicas de Ibiá e também uma revisão nos valores dos índices do VAF (Valor Adicional Fiscal) do Município de Ibiá.  

           Em conversa com o Presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, a Prefeita Dra. Marlene pediu empenho para votação da PEC 391/2017, que disciplina a distribuição de recursos da União ao Fundo de Participação dos Municípios. E também da PEC 98/2019 que trata da Cessão Onerosa do Pré-sal, que irá destinar recursos obtidos pela União com os leilões do Pré-sal aos Municípios.

          O Presidente Rodrigo Maia, sensível às dificuldades dos Municípios brasileiros, garantiu a votação destas PECs ainda este ano.

          Para a Prefeita Dra. Marlene o encontro foi produtivo, oportunidade de estreitar os laços com o Governo de Minas, buscando recursos e melhorias para o Município de Ibiá. Bem como, com Parlamentares Federais, que estão decidindo assuntos importantíssimos para o futuro do País e que trazem consequências imediatas para a vida do cidadão ibiaense.

Página 1 de 43

Mais lidas