Cultura e Turismo

Paulo Vitor Mantoani
- Empresário no ramo de evento e entretenimento há nove anos. É graduado em Direito, pela Uniaraxá.

- Foi assessor parlamentar de 2009 a 2012, na Câmara Municipal de Ibiá.

Competências:
- A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo coordena e promove a política municipal de cultura e turismo, além de implantar e executar o Plano Municipal de Cultura e Turismo a médio e curto prazo.

- Propor em conjunto com outros órgãos públicos e com a iniciativa privada, projetos culturais, artísticos e turísticos do Município.

- É de responsabilidade desta Secretaria os projetos relacionados à preservação, documentação, tombamento, inventários, registros do patrimônio cultural material e imaterial do Município. Bem como supervisionar as atividades da Casa da Cultura e do Museu Municipal.

- Promover estudos, pesquisas e outros trabalhos de natureza cultural que visem a estabelecer conceitos e situar as ações da Secretaria nos Plano de Governo. E também propor plano de incremento da cultura artística popular.

- Além de apoiar e promover o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Ibiá. E também coordenar a negociação e a execução de convênios culturais, artísticos e turísticos do Município.

- É de sua responsabilidade a emissão de parecer sobre pedidos de contribuições e auxílios para instituições e produtores culturais, bem como promover a fiscalização e acompanhamento dos recursos transferidos. Promover intercâmbio com entidades culturais do Estado e País.

- Coordenar o estudo e a discussão das manifestações locais e regionais de cultura, visando sua valorização. Elaborar programas de desenvolvimento cultural compatíveis com a melhoria das condições sócio-econômicas da população.

- Organizar a institucionalização de serviços culturais que ampliem no Município a participação da comunidade.

- Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação elaborar e execução de projetos culturais voltados para a população escolar.

- Promover estudos e pesquisas sobre o patrimônio cultural do Município e propor políticas e meios para valorizá-lo e preservá-lo. Supervisionar a administração de equipamentos culturais e artísticos a cargo do Município. Coordenar e administrar as atividades da Casa do Artesão.

- Planejar, coordenar, acompanhar e avaliar em parceria com os demais órgãos da administração direta e indireta, ações que promovam a superação das desigualdades sócio-econômicas, políticas e educacionais referentes à comunidade negra e afrodescendentes. Orientar as atividades da Corporação Musical Santa Cecília - Escola de Música e também orientar as atividades da Biblioteca Pública Municipal.

- Planejar trabalhos e atividades do Município junto aos órgãos de turismo regionais, estaduais e federais.

Secretaria Endereço / Telefone Horário Responsável
Secretaria Municipal de Cultura e Museu Municipal Rua Prefeito Noé Dias, 14 - Centro / 3631-4142 08h às 18h Paulo Vitor Mantoani
Biblioteca Adolfo Ribeiro de Carvalho Rua Prefeito Noé Dias, 13 - Centro / 3631-4142 07h30 às 17h Arzelita Martins Coutinho
Centro de Convenções PEMARC   Andreia do Couto Ferreira
Escola Municipal de Música PEMARC 13h às 17h Vagno Fabrício dos Reis