ACADEMIA IBIAENSE DE LETRAS LANÇA CONCURSO LITERÁRIO QUILOMBO DO AMBRÓSIO EM PARCERIA COM ADMINISTRAÇÃO 2017/2020

Na última sexta-feira, dia 10 de Maio, no anfiteatro da Câmara Municipal de Ibiá aconteceu à culminância do Concurso Literário Quilombo do Ambrósio, que premiou os melhores trabalhos nas categorias: crônica, poema e desenho.

            O concurso foi lançado pela Academia Ibiaense de Letras (AIL) em parceria com a Administração 2017/2020, através das Secretarias Municipais de Cultura, Comunicação e Educação. O Projeto do concurso “Quilombo do Ambrósio”, teve como tema: “Conhecer o passado para edificar o futuro”, com o intuito de resgatar um pouco da nossa cultura.

            A Presidente da AIL, Sônia Martins escreveu que “Este é um projeto arrojado, que ressuscita, e resgata a história e lendas do Quilombo do Ambrósio, considerado o segundo maior Quilombo do Brasil”.

            O evento de premiação contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de MG, Desembargador José Afrânio Vilela, filho de Ibiá, grande defensor e profícuo conhecedor da história do Quilombo do Ambrósio. Ele proferiu uma belíssima e importante palestra com o tema “Conversando sobre o Quilombo do Ambrósio e a Raça Negra”, deixando os presentes extasiados.

            Durante o evento o Desembargador José Afrânio Vilela entregou a Secretária Municipal de Educação, Elenir Andrade Otoni um livro da Constituição de Minas Gerais e exemplares da Revista MagisCultura Mineira, dos Magistrados Mineiros, que contém um artigo de sua autoria sobre o Quilombo do Ambrósio. 

            A Presidente da AIL, Sônia Martins fez a abertura do evento e a Diretora de Comunicação da Academia, Enisa Pereira Resende fez apresentação do projeto deste concurso.

            O Secretário Municipal de Gabinete e ex-prefeito de Ibiá, Paulo José da Silva, que representou a Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva, falou da importância do Quilombo do Ambrósio para a cultura e a história de Ibiá e ressaltou as ações da atual administração em prol da preservação e manutenção do Sítio Arqueológico do Quilombo.

            Os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos, da Escola Municipal José Dias dos Reis e da Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, fizeram apresentações de teatro e dança alusivas ao tema Quilombo do Ambrósio.

            Todas as Escolas da Rede de Ensino do Município participaram deste concurso. Os  alunos premiados foram agraciados com medalhas, certificados e brindes. Os ganhadores nas categorias foram:

Crônica:

            Primeiro Lugar: Suelem Alves Carvalho, Escola Estadual Pedro Dias dos Reis.

            Segundo Lugar: Nathála Kesia Alves da Silva, Escola Municipal Santa Bárbara.

            Terceiro Lugar: Ana Carolina Oliveira Borges, do Colégio Árcade.

Poesias:

            Primeiro Lugar: Ana Júlia Alves da Silva, Escola Municipal Margarida Dias.

            Segundo Lugar: Hadassa Morais Pereira, Escola Municipal Quilombo do Ambrósio.

            Terceiro Lugar: Pietro Vinícius Gonçalves, da Escola Estadual Alair Bicalho Xavier.

 

Desenho:

            Primeiro Lugar: Luma Gabrielly Silva Reis, Escola Municipal Dom José Gaspar.

            Segundo Lugar: Ana Júlia de Paiva Ferreira, Escola Municipal José Dias dos Reis.

            Terceiro Lugar: Emanuel Antônio Souza Meireles, da Escola Municipal São Dimas.

            Mais uma vez a Administração 2017/2020 foi parceira de um importante evento cultural e educacional, cujo objetivo foi contar e mostrar aos alunos um pouco da história do Quilombo do Ambrósio. Parabéns aos Membros da Academia Ibiaense de Letras pelo lançamento deste concurso.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo