Siga nas
redes sociais

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Mayra Carolina de Oliveira

Doutora em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Lavras. Mestra em Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

Trabalhou como Representante Técnica de Campo, Consultora, e em várias outras funções importantes em empresas do ramo do Agronegócio. Esteve também, como Professora no Curso Técnico em Agronegócio no IFTM/Polo Ibiá.

Está, atualmente, como a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibiá, e também Professora no Centro de Ensino Superior de São Gotardo – CESG. É sócia proprietária da empresa Promadiagro em Ibiá, que oferece diversos serviços para os agricultores da região.

Competências:

– A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente tem como finalidade planejar, coordenar, controlar e executar o programa municipal de agricultura, pecuária, abastecimento e meio ambiente. Coordenar, controlar e executar as atividades que propiciem o desenvolvimento da agricultura e pecuária, incentivando a formação de associações de produtores, a prestação de serviços coletivos de operação de máquinas agrícolas, a formação de silos graneleiros, o fomento à hortifruticultura e pequenas indústrias, a criação pequenos animais e piscicultura, a manutenção do horto florestal e a formação de hortas, inclusive comunitárias.

– Ela também controla as atividades de recolhimento do lixo rural, especialmente o recolhimento dos vasilhames agrotóxicos.

– O horto municipal está inserido na Secretaria de Agricultura.

– Com a criação da Lei Municipal do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, sendo de responsabilidade desta Secretaria.

– Ela executa programas de fomento à conservação e proteção do meio ambiente. Inclusive de decidir sobre o fornecimento de alvarás destinados a instalação de empresas que possam causar degradação ambiental. Fiscaliza atividades produtivas, geradoras de poluição e modificadoras do meio ambiente. Propõe medidas de recuperação de áreas degradadas.

– A Secretaria tem que atender às normas federais e estaduais relativas ao meio ambiente. Ela estabelece critérios técnicos e ambientais para o funcionamento de atividades de extração mineral e vegetal. Tudo que for relativo ao meio ambiente do Município está interligado a essa Secretaria.

SecretariaEndereço / TelefoneHorárioResponsável
Secretaria Municipal de AgriculturaRua 132, 15 – São Dimas / 34-3631-549007h às 11h e 13h às 17hDiego Aparecido Carvalho Moreira
Horto MunicipalRua 132, 15 – São Dimas / 34-3631-549007h às 11h e 13h às 17hDiego Aparecido Carvalho Moreira