A Secretaria Municipal de Obras iniciou esta semana a construção e manutenção das rampas de acessibilidade nas Avenidas Bartolomeu Ribeiro de Paiva e José Cambraia. Nesta primeira fase, a equipe está concentrada na construção das rampas na Avenida Bartolomeu Ribeiro de Paiva, enquanto algumas reformas nas rampas da Avenida José Cambraia serão realizadas posteriormente.
De acordo com o Secretário de Obras, Helvécio Nascimento, é necessário replanejar certas rampas na Avenida José Cambraia. Ele ressaltou que, “muitas das rampas existentes não garantem a acessibilidade adequada para cadeirantes. O planejamento inadequado dessas estruturas ocasionou situações em que, após as rampas, não foi respeitada a distância mínima de um metro até o primeiro obstáculo. Isso resulta em um direcionamento dos cadeirantes em direção às palmeiras, impossibilitando o acesso à calçada do canteiro central. Além disso, a inclusão de uma rampa lateral tornaria o percurso extremamente perigoso, comprometendo a segurança dos usuários. Para resolver este problema estamos trabalhando em um novo projeto que garanta acessibilidade de verdade”, concluiu o Secretário.
Para a construção de rampas que efetivamente acessíveis, o planejamento está sendo feito e será executado logo que a licitação for concluída.
Rampas de acessibilidade são mais do que simples estruturas, elas são um símbolo de inclusão e igualdade. O investimento na acessibilidade não apenas melhora a qualidade de vida de pessoas com deficiência, mas também enriquece a sociedade como um todo, promovendo um ambiente urbano mais justo e sustentável.