A Administração 2017/2020, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 11 de abril, no anfiteatro da Câmara Municipal, a IX Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: “Democracia e Saúde”.
A Conferência de Saúde é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil, no Estado e nos Municípios. Com a participação de toda a sociedade civil e representantes governamentais, o amplo fórum de debatas é organizado com a finalidade de avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando uma melhor qualidade de vida para toda a população.
Mais uma vez, a Administração 2017/2020 realizou a Conferência de saúde, que reuniu segmentos representativos da sociedade, para debater a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.
Este ano o palestrante da Conferência foi o Juiz de Direito da Comarca de Ibiá, Dr. José Alexandre Marson Guidi que desenvolveu o tema: “Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, fazendo um apanhado dos trinta anos de implantação do SUS – Sistema Único de Saúde e também fez referências ao dever do “Estado” de garantir saúde para todos.
A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva deu boas vindas aos participantes e enfatizou a importância do debate em torno da saúde.
A Secretária de Saúde, Tânia Quintino Ferreira, em sua fala também ressaltou o atendimento pelo SUS. Segundo ela, o SUS para dar certo precisa se forma definitivamente com um financiamento adequado, uma gestão profissionalizada e compartilhada entre os três níveis de poder: Município, Estado e União. Secretária Tânia ainda citou que a dívida do Governo de Minas com o Município de Ibiá na saúde é de aproximadamente Dois Milhões e Duzentos Mil Reais.
Durante a Conferência foram criados grupos para discussões dos eixos e posteriormente foram apresentadas as propostas e diretrizes de cada eixo.