Idioma

(34) 3631-5750

Siga nas
redes sociais

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DÁ TOTAL APOIO A FESTA DE NOSSA SRA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO

            A 59ª Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, realizada pela Paróquia de São Benedito e Associação dos Congados e Moçambiques de Ibiá, foi um sucesso. Já tradicional em Ibiá e região, essa festa reúne uma multidão no bairro São Benedito, no entorno da Igreja São Benedito, que fica lotada de barraquinhas de comidas, roupas, sapatos, bolsas, utensílios para casa, brinquedos, parque de diversão, entre outros. E este ano, a Administração Municipal, engajada nos mais diversos eventos culturais do Município, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, deu apoio irrestrito na organização e realização desta festa.

            A Prefeitura de Ibiá preparou a cidade para receber os visitantes, principalmente os quase 50 Ternos de Congados e Moçambiques da região que participaram desta festa.

Neste ano o SAAE apoiou de forma incondicional a 59ª Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A autarquia disponibilizou banheiros químicos, bebedouro de 500 litros de água gelada, além de montar três pontos de apoio para distribuição de água ao longo do trajeto da procissão dos Congados e Moçambiques. Foram envasados cinco mil copos de água disponibilizados para os todos que participaram da procissão.

            Essa festa movimentou a cidade no período de 7 a 16 de julho com vários shows, missas e novenas, além das barraquinhas. E o grande momento foi no domingo, dia 16 de julho, quando Ibiá amanheceu com a batida dos tambores, recepcionando os Ternos de Congados e Moçambiques na Paróquia São Benedito. A celebração da Santa Missa “Conga”, pelo Monsenhor Magno da Paróquia Cristo Rei de Lagamar, marcou as comemorações.  

            A Procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário acompanhada pelos Ternos de Congados e Moçambiques coloriu as Avenidas e Ruas de Ibiá, que foram tomadas por milhares de pessoas encantadas com este espetáculo cultural que enfoca religiosidade, fé, e tradição, que já é um patrimônio imaterial tombado do Município de Ibiá. Através da dança e da música, os religiosos demonstravam suas devoções aos Santos festeiros, levando alegria, paz e agradecimentos aos presentes na festa.

            E encerrando as comemorações os Capitães dos Ternos foram agraciados com Medalhas, entregues pela Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva e pelo Pároco Frederico Honório de Oliveira.

            Na oportunidade, a Prefeita Dra. Marlene falou da importância desta Festa para o Município, que preserva a cultura ibiaense, além de movimentar a cidade e integrar a comunidade em momentos de fé, alegria e entretenimento.

            A realização da 59ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi da Paróquia São Benedito, Padre Frederico Honório de Oliveira e fiéis e também da Associação de Congados e Moçambiques, Presidente Darc Celestina da Silva e membros, que não mediram esforços, em parceria com a Administração Municipal, em organizar um dos melhores eventos de Ibiá e Região.

            Para o próximo ano, quando será realizada a 60ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a proposta dos organizadores e Administração Municipal é fazer um evento maior e com uma infraestrutura mais planejada e adequada, proporcionando melhores condições para todos que participam desta festa.

            Fotos arquivo da Secretaria Municipal de Comunicação e fotos cedidas por Messias de Jesus Frade.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo