CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E SARAMPO COMEÇA DIA 06 DE AGOSTO

A Prefeitura Municipal de Ibiá, através da Secretaria Municipal de Saúde, e Ministério de Saúde vão realizar no período de 6 a 31 de agosto de 2018, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.  E o dia D de mobilização nacional será Dia 18 de agosto.

A campanha tem como objetivo a vacinação contra a poliomielite, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem desta doença.  Bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país.

A população alvo desta campanha é composta de crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo.

Os pais e responsáveis são atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de vacinação com suas  crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

A vacina também é indicada para pessoas de até 49 anos de idade, conforme o calendário nacional de vacinação. Desta forma, a pessoa que ainda não tem nenhuma dose da vacina ou que esteja com as vacinas incompletas deverá procurar a UBS para atualizar seu cartão de vacinação.

A poliomielite e o sarampo são doenças de notificação compulsória e o país tem compromissos internacionais para erradicar e eliminá-las.  

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral,  mais frequentemente, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação dessas doenças, nos últimos anos, casos de poliomielite e de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo. E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para essas doenças, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.

Desse modo, reforça-se a necessidade da realização da campanha contra a poliomielite e contra o sarampo, a fim de captar crianças ainda não vacinadas ou que não obtiveram resposta imunológica satisfatória à vacinação, minimizando o risco de adoecimento dessas crianças e, consequentemente, reduzindo ou eliminando os bolsões de não vacinados.

Diante deste quadro mundial, há necessidade da união de esforços para manutenção do país livre dessas doenças. Desta forma, é importante mobilizar os profissionais de saúde e população para a importância da vacinação a fim de minimizar os riscos e a possibilidade de reintrodução destas doenças no território brasileiro.

Por isso, Atenção Pais e Responsáveis, não deixem de vacinar seus filhos! Fiquem atentos a Campanha Nacional contra a Poliomielite e o Sarampo que começa no próximo dia 06 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ibiá.  

Administração 2017/2020 Resgatando a Cidadania e o Desenvolvimento.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo