No dia 29 de setembro, em Uberlândia, foi realizado o encontro de gestores e supervisores do Programa Criança Feliz, também conhecido como Primeira Infância.
Do Município de Ibiá participou da capacitação a assistente social do CRAS, Tatiane Flávio Barbosa e também a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Aparecida de Freitas Pires. A capacitação teve como tema principal as visitas técnicas e foi realizada durante uma semana.
A equipe do Governo Federal esteve presente neste curso, representada por Palloma Belfort, Assessora da Secretaria de Promoção de Desenvolvimento Humano do Ministério de Desenvolvimento e Rosangela Sousa, Diretora de Gestão do SUAS/coordenadora e multiplicadora do Programa Criança Feliz.
O Programa Criança Feliz é desenvolvido pelo Governo Federal e o Município de Ibiá já aderiu e já está em fase de implantação. O objetivo deste Programa é incentivar as famílias a cuidarem melhor das suas crianças.
São realizadas visitas promovidas por assistentes sociais do Governo Municipal, orientando as famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil.
Tudo isso é importante para garantir que essas crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento infantil seja de melhor qualidade. Isso é fundamental para garantir com o país se desenvolva com mais qualidade, já que crianças bem alimentadas, nutridas e também aconselhadas, têm uma perspectiva de vida melhor.
É também importante destacar que os assistentes sociais promovem o acompanhamento das vacinas das crianças, sendo que, caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do SUS, os orientadores dão dicas e falam da importância de manter essas proteções em dia.