Idioma

(34) 3631-5750

Siga nas
redes sociais

DESFILE DE 07 DE SETEMBRO RETORNA EM GRANDE ESTILO

           O desfile de 07 de Setembro, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que comemora a independência do Brasil e também faz parte das comemorações do aniversário de Ibiá, retornou este ano em grande estilo, empolgando os presentes que foram assistir.

            A Avenida José Cambraia e a Praça do Fórum foram tomadas por um verdadeiro espetáculo de cores, criatividade e beleza. Com o tema: “Vamos dar uma volta ao mundo?”, o desfile retratou os principais pontos turísticos do mundo.  

            Várias autoridades, representantes dos Clubes de Serviços do Município acompanharam o desfile do coreto da Praça Santa Cruz (Praça do Fórum). As bandeiras foram hasteadas pela Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva (Brasil); Tenente Milton Manffessoni (Minas Gerais) e Presidente da Câmara, vereador Renato José da Silva (Ibiá), ao som do Hino Nacional. Momento de grande emoção e civismo.

            A parada cívica iniciou com o Pelotão da Polícia Militar. Em seguida veio as Porta Bandeiras, com as bandeiras oficiais do Brasil, Minas Gerais e Brasil. E também das escolas estaduais, municipais, particulares, entidades e clubes de serviços presentes no desfile.

           Apae, Lions Clube, Rotary Club (Banco de Cadeiras de Rodas e Casa da Amizade), Clube da Terceira Idade, Academia Ibiaenses de Letras, Santa Casa de Misericórdia Padre Eustáquio de Ibiá, Ordem DeMolay, Associação dos Congados e Moçambiques, IFTM, Futsal Craques do Futuro e Projeto de Iniciação Esportiva formaram um pelotão, mostrando sua atuação no Município.

             O carro da Rainha e Princesas da Festa do Ibiaense Ausente retratou o símbolo máximo da beleza da mulher Ibiaense, que com sua formosura e elegância trouxe  a mais pura e perfeita harmonia para avenida.

            A Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o Colégio Estadual São José, vieram com os carros alegóricos de Aladim e seu tapete mágico, convidando todos a participarem da viagem mágica que estava começando.  A tradicional fanfarra do Colégio São José, como sempre, mostrou sincronismo e afinação.

            Os Centros Educacionais Infantis (Creches) representaram a Itália, o país das massas, vinhos, tarantella, sua cultura, sabores e prazeres de geração em geração. Alunos desfilaram com trajes típicos da Itália e o carro alegórico trouxe uma cantina italiana tarantella.

            A Escola Municipal São Dimas representou o México, país cheio de cor, magia e calidez.  O carro alegórico destacou o coreto com os tradicionais músicos mexicanos.

          A Escola Municipal Dom José Gaspar, que esse ano comemorou 85 anos de amor à educação, trouxe para a avenida o fascinante Egito. Seu carro alegórico mostrou a exuberância da grande Esfinge de Gizé que é uma estátua composta de corpo de leão e uma cabeça humana.

                  As Escolas Estaduais Dr. Pedro Dias dos Reis e Alair Bicalho Xavier retrataram a Inglaterra e suas peculiaridades. Seu carro alegórico retratou o refinamento e aristocracia dos membros da Família Real.

            Graciosas balizas apresentaram belíssima coreografia, idealizadas pela professora Andressa e aluna Jéssica. E a fanfarra da Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, regida pelo maestro/professor, Vagno Fabrício dos Reis, foi um show a parte, deixando a platéia extasiada. 

            A Escola Municipal Margarida Dias presenteou os ibiaenses com um desfile representando um dos países mais fascinantes do mundo, a “Índia”.  O carro alegórico retratou o Festival dos Elefantes da região de Jaipur. E fechando o desfile da Escola, foi apresentado em frente ao coreto a Dança do Ventre, por um grupo de bailarinas e bailarino.

               A Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira representou o Japão, o país do Sol Nascente. Seu carro alegórico trouxe o Torii, portal composto por duas barras verticais e uma horizontal que indica a proximidade de um santuário, e a magia de seus jardins com as belíssimas cerejeiras. E como destaque a Sra. Gisele Toda, que pertence a uma das famílias que descendem de japoneses e escolheram Ibiá como sua terra.

            O Colégio Nova Dimensão apresentou a África do Sul, considerada o berço da humanidade. O carro alegórico representou a biodiversidade do continente africano, uma das maiores ecossistemas do planeta.

           O Colégio Árcade e a Escola Bem-Me-Quer retrataram o país que é o destino internacional favorito dos brasileiros, os Estados Unidos da América. Seu carro o maior complexo de diversão do mundo: o Castelo das Princesas da Disney. Lugar onde a magia e a fantasia fazem crianças e adultos mergulharem no mundo de sonhos.

             E também retrataram Hollywood, a maior indústria cinematográfica do mundo, com sua eterna Marilyn Monroe.

            A Escola Municipal Dona Tatá, situada no bairro São João, e a Escola Municipal Pedro Alves de Paiva, no distrito de Argenita, mostraram o charme, o refinamento e a beleza do país que mais atrai turistas em todo o mundo, a França.

           O carro alegórico representou a Torre Eiffel, uma torre treliça de ferro localizada em Paris, construída no século XIX para honrar o centenário da Revolução Francesa, e se tornou um ícone mundial deste País. Lindas bailarinas dançaram na Praça o cancan, uma das danças mais tradicionais da França.  

            As Escolas Municipais Ananias Ferreira e Santa Terezinha, situadas na área rural do município de Ibiá, apresentaram na avenida um pouco da cultura de um país maravilhoso, a Holanda. O carro alegórico trouxe os ícones mundialmente conhecidos da Holanda: o Moinho de vento e as flores.

           As Escolas Municipais de Tobati, Quilombo do Ambrósio e Santa Bárbara, localizadas na zona rural de Ibiá apresentou na avenida a terra de sonhos, sol, flores, música e encantos, a Espanha.  O Carro alegórico mostrou a Tourada, um dos símbolos de identidade da Espanha mais conhecidos em todo o mundo.

            As apresentações da dança flamenco e da fanfarra da Escola de Tobati foram muito aplaudidas pelo público presente.

            A Escola Municipal José Dias dos Reis e a EJA – Educação de Jovens e Adultos representaram o Brasil, o país de dimensões continentais, imensa riqueza e diversidade cultural, refletida no brilho do carnaval.

          O carro alegórico trouxe a alegria do carnaval. E como não poderia faltar o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, bem como, a bateria, da Escola de Samba Garras de Águia de Uberlândia, brilharam na avenida, empolgando os presentes. O Olodum, um dos maiores símbolos do carnaval baiano, também esteve presente, fechando com chave de ouro o desfile das Escolas da Rede de Ensino do Município de Ibiá.

            O Clube do Cavalo encerrou o desfile de 7 de setembro, colocando na avenida amazonas e cavaleiros, resgatando raízes que há muito tempo estão entrelaçadas na cultura do povo de Ibiá.

            Com muita organização, beleza e dedicação de todos os envolvidos, que a Administração Municipal 2017/2020 retornou o desfile de 07 de setembro ao calendário das festividades do Município.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo