Nos dias 10 e 11 de março a Prefeitura Municipal de Ibiá, através da Secretaria de Saúde, lançou o Projeto de Praticas Inclusivas.
Um trabalho que teve como objetivo fortalecer a inclusão e proporcionar um olhar mais atento e respeitoso às necessidades de cada criança dentro do ambiente escolar. Foram duas noites de reflexão, aprendizado e troca de experiências.
Na primeira noite o evento foi voltado para os professores e contou com a presença do vice-prefeito Felisberto Paiva Carvalho; Clarice Nascimento, representando o Prefeito Municipal Gillianno Gilles Ferreira; Silvia Moraes, Secretária da Educação; Ana Luiza Carvalho, Psicopedagoga e membro do projeto; Estela Ferreira, psicóloga e idealizadora do projeto; Janaína Resende, psicóloga e membro do projeto e Lidiane Silva, Professora e Coordenadora do projeto.
Na segunda noite o evento foi voltado para os pais, e além da mesa composta no primeiro dia, teve também a presença dos vereadores Nene dos 3 Maninho, Rondomar e Fernandinho.
A Escola Especial era a única alternativa para alunos com deficiência, até que a inclusão surgiu como uma proposta de educação de qualidade. Esse princípio evidencia a necessidade de um ensino que aceite e respeite toda a diversidade humana, objetivando uma sociedade mais justa, com a participação de todos.
A diversidade e o reconhecimento dela é um direito do cidadão e deve ser uma cultura a ser construída, para que a educação seja pensada, planejada e organizada para melhoria da própria sociedade.
O município vinha com carência de professores de apoio nas escolas. Os convocados pelo processo seletivo não foram suficientes para atender a demanda. Por esse motivo foi feita uma convocação emergencial, onde todas as 11 vagas que estavam em aberto foram preenchidas.