O Anfiteatro da Câmara Municipal de Ibiá foi palco, na noite de ontem (7), do encerramento da “Campanha de Conscientização sobre o Autismo” promovido pela ATEA-Ibiá em parceria com a Prefeitura Municipal.
A Campanha realizou blitz educativa com distribuição de folders informativos, carreata com entrega de bottons e adesivos e a feira livre especial com o concurso de desenhos das escolas municipais
A Presidente da Associação TEA-Ibiá, Ana Gabrielle, abriu o evento falando sobre o aumento do número de diagnósticos e maternidade atípica. “Muitas pessoas vêm o Autismo hoje como modinha. Realmente os casos aumentaram significativamente. O avanço da medicina ampliou a definição e critérios para incluir uma gama mais ampla de comportamentos e dificuldades, podendo ser diagnosticado até mesmo logo após o nascimento. Com o diagnóstico na mão, nos tornamos mães atípicas e só nós sabemos a dificuldade que enfrentamos até mesmo entre nossas famílias. Ainda temos um longo caminho para percorrer até que nossos filhos tenham ao alcance de todas as classes as terapias que precisam para uma vida mais inclusiva”.
Cristiane Silva Soares, uma das fundadoras da ATEA Ibiá, foi convidada a dar seu depoimento como mãe atípica e emocionou a todos. “Só Deus e quem convive sabe todos os obstáculos que enfrentamos todos os dias, mas não desanimamos. Em 2022 criei um grupo de mães atípicas com o objetivo de ajudar e ser ajudada. Começamos com apenas 3 mães, hoje somos mais de 80. As dificuldades que mais vemos são a falta de uma rede de apoio e disponibilidade de profissionais que atendem pelo SUS. Em 2024 criamos a Associação com o objetivo de ajudar as mães que têm maiores dificuldades para acessar tratamento. Estamos conquistando nosso espaço a cada dia e seguimos com nosso lema, “Juntos Somos Mais Fortes”.
A Secretária de Assistência Social, Kassiléia Souza, apresentou os avanços do município em relação à causa dos autistas. “Sabemos que temos muito ainda para avanças nas políticas públicas e sociais, mas nós estamos lá para orientar como ter acesso a todos os benefícios que existem hoje. Nós servimos de apoio não só para o autista, mas também para a família que muitas vezes não sabe o que fazer quando recebe o diagnóstico”.
Bruna Vilaça, Fisioterapeuta Infantil, falou sobre a importância da fisioterapia acompanhada de uma equipe multidisciplinar. “A fisioterapia é capaz de devolver às crianças movimentos básico como abotoar uma calça, o que já é importante, mas o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, a troca de informações entre os profissionais, é fundamental para melhorar a qualidade de vida tanto das crianças quanto das mães”.
A Deputada Estadual Ana Clara Marra contou sobre a experiência de casos de autismo na família, seu Projeto de Lei que determina vacinação domiciliar para pessoas com deficiência. “Tenho na minha casa pessoas de 50 e 05 anos com autismo e sei como é difícil lidar principalmente da porta pra fora”.
O Vereador, Fernando Arthur, é o idealizador do Projeto Abril Azul em Ibiá. “Em 2023, apresentamos um projeto de lei à Câmara Municipal para a implantação oficial do Abril Azul em nosso município. Levamos a proposta ao conhecimento do Prefeito Gillianno Mamão e dos Secretários responsáveis, que prontamente convocaram a ATEA – Associação TEA Ibiá para uma reunião. Foi ali que tudo começou. Com a graça de Deus, conseguimos realizar diversas ações de conscientização ao longo do mês” enfatizou Fernandinho.
O Prefeito, Gilliano Mamão, elogiou o trabalho da Associação e reforçou o apoio da Administração Municipal. “Na nossa gestão as mães e as professoras de crianças com Deficiência Intelectual terão vez e voz. Ajudamos com o que pudemos para a realização desta campanha que encerra hoje, disponibilizamos um espaço digno para a acomodação da Associação com computador e Assistência Jurídica, estamos distribuindo o cordão de girassol e do quebra-cabeça, acompanhados de seus respectivos crachás de identificação, com o objetivo de promover o reconhecimento e o respeito às necessidades das pessoas com TEA em diferentes espaços sociais. Este ano já temos uma Psicóloga nas escolas e subimos o número de monitoras de menos de 70 para 109. Apoiamos também a APAE como aumento do repasse para a contratação de uma Fonoaudióloga e uma Terapeuta Ocupacional, mas infelizmente a falta de profissionais se tornou nosso gargalo”, concluiu o Prefeito.
Para mais informações sobre a ATEA entre em contato com a Presidente Gabrielle pelo whatsapp 99263-0397.