Idioma

(34) 3631-5750

Siga nas
redes sociais

FÉ, CULTURA E TRADIÇÃO MARCAM A 65ª FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO

Aconteceu no último domingo, 16 de Julho, a 65ª Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, realizada pela Paróquia São Benedito e Associação dos Congados e Moçambiques de Ibiá, com o apoio incondicional da Administração 2021/2024. 

A festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um bem imaterial do Município de Ibiá, tombado como patrimônio pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É uma junção da fé (Igreja), cultura e da tradição dos Congados e Moçambiques.

Essa festa faz parte do calendário de eventos culturais da região e reúne uma multidão no bairro São Benedito. Desde o dia primeiro de Julho, muitas atrações estavam acontecendo, como: Cavalgada; Novenas; Celebração Eucarística; Carreata; Levantamento do Mastro de São Benedito e shows com artistas locais. E as famosas barraquinhas que já são tradicionais deste evento.  

Desde a alvorada de domingo, que os Ternos de Congados e Moçambiques iniciaram os sons dos tambores na Igreja Matriz São Benedito. E à tarde, a Procissão dos Ternos, coloriu as Ruas e Avenidas de Ibiá, saindo da Praça do Fórum até a Matriz de São Benedito. Não podendo esquecer a importância e emoção dos Festeiros, que demonstram suas devoções aos Santos, na recepção dos Ternos, com café da manhã e almoço. Este ano participaram 38 Ternos de Congados e Moçambiques de Ibiá e de outros 22 Municípios mineiros.

Foram momentos de muita religiosidade, fé, tradição e cultura. Muitos jovens e crianças estavam presentes, demonstrando a importância de preservar e de se passar essa tradição para novas gerações. Essa importante festa evidencia sua força em prol da manutenção de ações culturais e religiosas, reforçando as raízes do Congado e Moçambique.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo