FESTA DE SÃO BENEDITO E NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO MANTÉM TRADIÇÃO E PRESERVA HISTÓRIA DOS CONGADOS E MOÇAMBIQUES

 

            A 61ª Festa em Louvor a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário realizada pela Paróquia São Benedito e Associação de Congados e Moçambiques de Nossa Senhora do Rosário de Ibiá, com total apoio da Administração 2017/2020, terminou com saldo positivo, mantendo a tradição e preservando a história dos Congados e Moçambiques. O que demonstra a força e a fé da Igreja e da Associação em manter viva essa cultura, resgatando essa tradicional festa que perdura ao longo de décadas.

            O encerramento da Festa que aconteceu no último domingo, dia 21 de julho, no entorno da Igreja São Benedito, com a presença de 35 ternos de Congados e Moçambiques, sendo quatro Ternos de Ibiá e os outros de diversas cidades da região: Araxá, Uberlândia, Patrocínio, São Gotardo, Tiros, Campos Altos, Lagoa Formosa, dentre outras. Uma multidão de fiéis tomou conta das proximidades da Igreja São Benedito e aplaudiu com fervor a apresentação de todos os Ternos. 

            Todos os Ternos desfilaram em procissão, saindo da Praça Santa Cruz (Praça do Fórum) até a Igreja São Benedito, colorindo as avenidas e ruas com muita alegria, fé, magia, gingado e o ronco dos tambores. A Prefeita de Ibiá Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva e o Pároco da Paróquia São Benedito, Padre Frederico Honório de Oliveira agraciaram com medalhas todos os Capitães dos Ternos presentes.

            É importante ressaltar que a atual Administração tem dado total apoio para realização desta festa. Este ano, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, disponibilizou alimentação para os Ternos visitantes, cartazes, folders, divulgação, transporte, medalhas, distribuição de água pelo SAAE, decoração, dentre outros aspectos necessários para a sua logística.

           Destaca-se que a Administração 2017/2020 é a que mais tem dado suporte para essa festa, por entender sua importância, além da preservação e do resgate de uma das maiores manifestações culturais de fé e religiosidade de Ibiá e região, que é tombada como Bem Imaterial do Município.

             É a Administração 2017/2020 trabalhando por uma Ibiá melhor e preservando sua cultura. 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo