O setor de Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Ibiá, as partir de hoje (1), conta com carro para levar os profissionais para atendimento domiciliar e buscar os pacientes para atendimento no local. Este serviço deixou de ser oferecido em Dezembro/2024 quando o contrato com os Fisioterapeutas e motoristas foi cancelado. Na ocasião o setor contava com uma grande demanda e poucos motoristas, gerando problemas para a atual Gestão que ficou responsável por novas contratações.
Segundo a Coordenadora do setor de Fisioterapia, Ariane de Araújo, os atendimentos são feitos de acordo com a urgência e tempo de espera de cada paciente. “Fomos surpreendido com uma fila de espera de 55 pacientes acamados que não possuem condições físicas para ir à clínica. Por outro lado tínhamos pacientes recebendo sessões que ultrapassam 100% do que é preestabelecido, sem critério de urgência e emergência. Quero reforçar que nossa disponibilidade é de 20 sessões de patologias agudas e 10 sessões de patologias crônicas. Asseguro que este número garante uma manutenção de tratamento eficaz, e deixa aberta vaga para quem precisar adquirir novo encaminhamento para continuar o tratamento, desde que entre na fila de espera. Organizamos os encaminhamentos que agora eles seguem uma ordem rígida de atendimento para que toda a comunidade consiga ter o mesmo acesso ao serviço de Fisioterapia e não apenas alguns privilegiados”.
O Setor conta hoje com duas profissionais que atendem de segunda a sexta, de 12h às 18h, em domicílios e na clínica de Reabilitação. São disponibilizados semanalmente 50 atendimentos domiciliares e 250 na clínica. “Com a organização das urgências e emergências e com as novas modalidades que estamos buscando, como Grupos de Coluna e Hidroginástica, teremos um avanço grande no tratamento de pacientes que são crônicos e aguardam nova oportunidade de realizar a terapia”, concluiu Ariane.