Aconteceu no dia 27 de setembro, a primeira formatura dos alunos do Telecentro do CRAS. O curso teve duração de três meses e os alunos aprenderam as principais noções e conhecimentos de informática básica, como organizar a área de trabalho, navegar e pesquisar na internet, fazer downloads, enviar emails, utilizar editores de textos, criar planilhas, slides, instalar e utilizar programas de computadores.
Nesta primeira turma formaram seis alunos: Pedro Miguel da Mata, João Vitor da Mata, Solange Bento, Adrielly Andrade de Souza, Vitória Silva Ferreira e Maria Aparecida Borges. A maioria formada por adolescentes e jovens, e o mais interessante foi a Sra. Solange Bento, de 63 anos, que participou do curso, mostrando que a idade não é empecilho para quem quer alcançar um objetivo na vida.
As inscrições para uma nova turma do Telecentro do CRAS já estão abertas. Os interessados devem procuram o CRAS, no período das 8 h às 17 h, na Rua 200, nº 96, bairro Dona Maroca, munidos de Identidade, NIS e CPF. A idade mínima é de 14 anos.
Além do Telecentro do CRAS, instalado neste ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está reativando os Telecentros dos distritos de Argenita e Tobati e também da comunidade do Quilombo. Além de cursos de informática básica, os Telecentros também oferecem os seguintes serviços na área digital: 2ª Via da Cemig; 2ª Via do SAAE; Cadastro do IDJovem e Cadastro Jovem Aprendiz.
Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Aparecida de Freitas Pires os Telecentros são importantíssimos para inclusão digital das comunidades mais carentes, que podem utilizá-los de várias maneiras, na oferta de cursos e também para o acesso do cidadão ao mundo digital.