Idioma

(34) 3631-5750

Siga nas
redes sociais

FUMACÊ VAI PERCORRER TODOS OS BAIRROS DE IBIÁ

            Está em Ibiá, desde a última segunda-feira, dia 26 de fevereiro, o carro do Fumacê, que irá percorrer toda a cidade, no período de três semanas. O objetivo deste Fumacê é intensificar o combate ao mosquito da dengue, Aedes Aegypt. E nesta semana, o Fumacê está passando nos bairros: Rosa Maria e Conjunto Habitacional “João Ferreira”, no período das 06 às 08 h da manhã; e, no Centro e Nossa Senhora de Fátima, das 17 às 21 h.

            De acordo com o Chefe da Vigilância em Saúde, Carlos Augusto Ribeiro, em janeiro deste ano, os Agentes de Endemias visitaram em torno de 720 imóveis em toda acidade, para realização da LIRAa (Leitura de Índice Rápido para o Aedes aegypt), quando constataram um índice de 5,5% de infestação para este mosquito, que é considerado de alto risco para proliferação do Aedes. A partir daí, foi realizado um trabalho de mutirão de emergência em toda a cidade, durante 15 dias, sendo recolhido em torno de 40 toneladas de materiais propícios para o acúmulo de água e proliferação do vetor da Dengue, Zika e Chicungunya.  O resultado foi bastante satisfatório e produtivo.

            E para intensificar mais ainda o combate ao mosquito Aedes aegypt e também reduzir este índice, constatado na LIRAa, a Vigilância em Saúde conseguiu na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba a liberação da camionete do Fumacê para Ibiá, para percorrer todos os bairros infestados pelo mosquito.

            “Pedimos que a população fique atenta com a passagem da caminhonete em sua rua, que abra portas e janelas para melhor eficácia do Fumacê. Solicitamos também que verifique minuciosamente seus quintais, principalmente os pneus, baldes, lonas, lixo, tambores, vasos de plantas, bebedouros de animais, ralos, calhas e todos os materiais que podem acumular água e servir de criadouros para o mosquito”, observou Carlos Ribeiro, da Vigilância Sanitária.

            É importante destacar que a conscientização do cidadão é essencial para o sucesso dessas medidas. Com apenas 10 minutos diários, o morador consegue verificar seu quintal e manter o mosquito longe de sua casa. Com a colaboração de todos, é possível eliminar a dengue em Ibiá. É a Administração 2017/2020 na luta contra a Dengue!

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo