IBIÁ REÚNE ESTUDANTES EM ETAPA ESTADUAL DO TORNEIO JUVENIL DE ROBÓTICA

Competição integra equipes de três cidades e incentiva o aprendizado de programação, criatividade e trabalho em equipe

Estudantes de Ibiá, Patrocínio e Uberlândia participaram, no dia 3 de outubro, da etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica 2026, realizada em Ibiá. Com desafios tecnológicos, apresentações artísticas e concurso de cosplay, o evento reuniu jovens para compartilhar conhecimentos e colocar em prática suas habilidades em programação e construção de robôs.

O torneio foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Ibiá, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Patrocínio. A iniciativa proporcionou aos estudantes uma experiência de aprendizagem que aproxima os conteúdos trabalhados em sala de aula de situações que exigem planejamento, raciocínio lógico e resolução de problemas.

As disputas aconteceram nas modalidades Resgate no Plano e Resgate de Alto Risco, divididas em diferentes níveis. Para cumprir as tarefas propostas nos percursos, as equipes precisaram desenvolver e programar robôs, testar estratégias e realizar ajustes, combinando precisão e trabalho em equipe.

Participaram as equipes Daltônicos, Ensina, Ensina #2, Nova Dimensão, ATLAS, Thee Tech, Tempest, Vanguard, Guia Certo, Rocket, CyberTrackers e Ladybug Team. A convivência entre estudantes de diferentes municípios também permitiu a troca de experiências e o contato com outras soluções para os desafios da competição.

Na classificação divulgada para os níveis 3 e 4, a equipe Rocket alcançou 260 pontos, seguida pela Daltônicos, com 240 pontos. No nível 1, Ensina #2 obteve 40 pontos, Ensina somou 35 pontos e Nova Dimensão registrou 31 pontos. Na modalidade Resgate de Alto Risco, a equipe Daltônicos conquistou 60 pontos.

Na avaliação individual dos robôs, Ladybug, da Ladybug Team, recebeu a maior nota da lista divulgada, com 18,67 pontos. Diana, da equipe Rocket, e B-2 Spirit, da Daltônicos, obtiveram 16,67 pontos cada.

A programação contou ainda com a apresentação artística do Grupo Corporate e uma palestra magna. Durante a tarde, além das rodadas de robótica, o concurso de cosplay trouxe personagens da cultura pop para o evento, valorizando a criatividade dos participantes na elaboração de fantasias e na interpretação. O encerramento teve show de Nicolle Soul e cerimônia de premiação das equipes.

Ao receber a etapa estadual do TJR, Ibiá ampliou as oportunidades de contato dos estudantes com a ciência e a tecnologia. A experiência valorizou os talentos dos jovens e mostrou como a robótica pode contribuir para uma educação que estimula a curiosidade, a autonomia e a busca de soluções em conjunto.

 

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Acessar o conteúdo