Aconteceu ontem em Ibiá, a primeira etapa de Vacinação contra a COVID-19. Foram aplicadas 77 doses no primeiro grupo prioritário, que são os profissionais de saúde e idosos institucionalizados.
Do Lar Vicentino 20 Idosos foram vacinados e as outras vacinas foram aplicadas nos profissionais de saúde: Motoristas das ambulâncias, Enfermeiras, Técnicos de Enfermagem e Médicos, que estão na linha de frente no atendimento a COVID-19 das Unidades Básicas de Saúde e da Santa Casa de Misericórdia Padre Eustáquio de Ibiá.
A primeira pessoa a ser vacinada em Ibiá foi o médico Dr. Guilhermo Hugo Viega Tapia, de 81 anos, que atende no Município há 48 anos. A segunda a ser vacinada foi a enfermeira chefe da Santa Casa de Ibiá, Cristiane Cardoso de Souza. Do Lar Vicentino a primeira vacinada foi a Sra. Orcerina Fonseca Rodrigues, de 92 anos.
São duas etapas de vacinação da COVID-19, as 77 doses para a segunda fase já estão na Regional de Uberaba. Elas serão encaminhadas para Ibiá na data próxima para acontecer à aplicação da segunda dose, prevista para os dias 4 e 5 de fevereiro, conforme determinação do Laboratório fabricante da vacina.
Apesar da importância desde momento, que inicia a vacinação contra uma das maiores pandemias do mundo, o número de doses não foram suficientes para imunizar todos os internos do Lar Vicentino, bem como, os profissionais da saúde de Ibiá.
Segundo a coordenadora de imunização da Vigilância em Saúde, Taisa Quintino Oliveira, a SES – Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, já está identificando as inconsistências na distribuição das doses para os Municípios, e posteriormente irá saná-las. Mas, ainda não há nenhuma previsão de quando Ibiá poderá receber mais vacinas.