O III Concurso Cultural da Água, que teve como tema este ano: “Água: Princípio da Vida!” , mais uma vez foi um sucesso e mobilizou todas as Escolas Municipais com trabalhos maravilhosos. Este concurso é realizado pela Administração 2017/2020, através das Secretarias de Cultura, Educação e Comunicação em parceria com o SAAE, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de Março.
O objetivo deste concurso é desenvolver nas crianças uma consciência da importância da preservação da água, que é essencial para sobrevivência de todos os seres que habitam o planeta terra.
A sua culminância aconteceu no último sábado, dia 23 de Março, na Feira Livre Especial, que foi totalmente voltada para este concurso. A Praça do Fórum ficou pequena diante da multidão que foi prestigiar e participar de mais um grande e já tradicional evento realizado pela Administração da Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva.
As apresentações das Escolas Municipais: Dona Tatá, Dom José Gaspar, Margarida Dias, Maria Bittencourt, José Dias, São Dimas e Eja foram lindas e encantadoras. Os alunos deram um show de talento ao apresentar vários números artísticos enfocando o tema água.
Este ano o concurso premiou três categorias: Desenho para alunos do 1º ao 3º Ano; Poesia para alunos do 4º ao 5º Ano, e Escola Cidadã, para as Escolas Municipais. Os vencedores dos três melhores trabalhos de Desenho e Poesia ganharam bicicletas; patinetes; cestas de chocolates, medalhas e certificados. E a Escola Cidadã um bebedouro elétrico.
Uma comissão julgadora, formado por profissionais da área educacional e de fotografia: Professora Gláucia Aparecida Dutra, Colégio Nova Dimensão; Professora e artesã Maria Aparecida Alves Silva; professor Marcelo dos Reis (Colégio Árcade e Bem Me Quer); professora e ex-diretora da Apae Maria Aparecida Borges Almeida e o fotográfo Rony Furtado, escolheu com muito critério e minuciosamente os trabalhos vencedores.
A vencedora da Escola Cidadã foi a Escola Municipal José Dias dos Reis.
Na categoria Desenho os vencedores foram: primeiro lugar: Alice Mariany Nicassio Caetano Silva do 2º ano, aluna da Escola Municipal Margarida Dias.
Em segundo lugar ficou a aluna Mariana Cristina de Souza Camargo do 3º ano da Escola Municipal Santa Terezinha, localizada na comunidade rural Alto da Serra.
O terceiro lugar ficou com a Escola Municipal São Dimas e o vencedor foi o aluno Emanuel Antônio Souza Meireles do 2º ano.
Na categoria Poesia os premiados foram: o poeta revelação, vencedor foi o aluno Dhavi Samuel Borges dos Reis, do 4º ano da Escola Municipal Margarida Dias.
O segundo lugar ficou com a aluna da Escola Municipal José Dias dos Reis, Maria Emilia Rodrigues Monteiro, do 5º ano.
O terceiro lugar ficou com a aluna Maria Clara Clemente de Almeida, do 5º ano da Escola Municipal Maria Bittencourt Teixeira.
Várias atividades marcaram a Feira Livre Especial da Água, que este ano contou com a participação especial do fotógrafo Quinzinho, que expôs parte do seu acervo fotográfico da fauna da região de Ibiá, com belíssimas imagens de pássaros.
E para encerrar com chave de ouro, os shows de Nayara Fonseca e Bangagem Music agitaram o público presente.
Parabéns a todos que trabalharam na organização deste concurso, que mais uma vez, demonstrou a seriedade e a responsabilidade desta Administração, que tem feito a diferença no comando do Município de Ibiá.