O Juninão 2018 que aconteceu no último final de semana, na Praça Santa Cruz (Praça do Fórum) superou as expectativas e foi um sucesso de público, organização, segurança e competência.
Durante os três dias do Juninão a Praça do Fórum ficou lotada e o público se divertiu com tranqüilidade e alegria, com os shows e outras atrações que aconteceram. Além de saborear as mais diversas comidas típicas das festas juninas, preparadas pelas Escolas Municipais, Particulares, Estaduais, IFTM e APAE. As barraquinhas foram uma atração a parte neste evento, tanto pela decoração criativa, atendimento de excelência e qualidade das guloseimas oferecidas.
O Juninão 2018 iniciou na sexta-feira, dia 29 de Junho, com uma Missa Sertaneja, celebrada pelo Padre Frederico. Em seguida aconteceu o hasteamento do Mastro dos Santos Juninos, com a presença do Grupo de Congado “Congo Real Nossa Senhora do Rosário”.
Posteriormente aconteceu o momento mais esperado do Juninão, a eleição da Rainha e das Princesas, quando 22 candidatas, representantes de todas as Escolas de Ibiá, deram trabalho para os jurados fazerem suas escolhas.
Após uma concorrida e equilibrada disputa, as eleitas do Juninão 2018 foram: Rainha: Natália Ramos Silva, representante da Escola Municipal José Dias dos Reis; Primeira Princesa: Emilly Kauany Rodrigues Reis, representante da Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, e Segunda Princesa: Beatriz Camillo, representante do Colégio Árcade.
E o primeiro dia do Juninão fechou a noite com o show eletrizante da dupla de renome nacional Emílio e Eduardo.
As apresentações das Orquestras de Violas iniciaram o segundo dia do Juninão. Estiveram presentes a Orquestra Ibiaense de Viola Caipira da Escola Municipal de Música, sob a regência do Professor Vagno Fabrício dos Reis, e os Quarentões da Viola de Araxá, que encantaram o público, resgatando as modas de violas com muita beleza e afinação.
O concurso de quadrilhas foi um show, com a participação dos Grupos do EAC, Colégio Estadual São José e Ginásio (Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis). Com muita organização, criatividade e empolgação as quadrilhas levantaram o público. A Quadrilha do EAC ganhou pela segunda vez este concurso.
E encerrando a segunda noite do Juninão, o show de Paulla Mirella colocou a galera para dançar e cantar.
E no domingo, último dia de festa, o Juninão começou à tarde com as apresentações das Escolas e o Desfile das Rainhas Mirins, que encantou os presentes pela beleza e graciosidade.
O primeiro show da noite com o Trio Uai Sô levou o público a dançar forró na Praça, com músicas sertanejas tradicionais e de raízes. E o segundo show com Kaio Gomes fechou com chave de ouro o Juninão 2018.
A queima de fogos foi um viva aos Santos Juninos, marcando mais uma realização de sucesso do Juninão na Administração 2017/2020.
A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza, encerrou o Juninão 2018 fazendo a entrega das premiações dos concursos: Quadrilha (EAC), Barracas (Escola Municipal São Dimas) e dos Espantalhos (inédito): 1º Lugar: Escola Estadual Dr. Pedro Dias dos Reis, 2º Lugar: Escola Municipal Margarida Dias e 3º Lugar: Escola Municipal Dona Tatá. Em seu pronunciamento a Prefeita Dra. Marlene falou da importância da realização desta festa, que integra toda a Rede de Ensino do Município. “Sinto-me honrada de estar cumprindo mais um compromisso com o povo de Ibiá, que fiz há dois anos, de resgatar o Juninão e colocá-lo como um dos mais importantes eventos do nosso Município e da região”, ressaltou Dra. Marlene.
Os Secretários Municipais de Cultura, Paulo Vitor Mantoani e de Gabinete, Paulo José da Silva, também falaram da importância desta festa que reúne a família ibiaense, de forma tranqüila e organizada, em momentos de lazer, entretenimento e cultura. E agradeceram todos que participaram e ajudaram a organizar o Juninão 2018.