O Maio Laranja é uma campanha que combate o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Essa é uma causa que exige o olhar atento e o compromisso de toda a sociedade.
Para chamar a atenção para o problema, a Secretaria de Assistência Social promoveu uma Caminhada de Conscientização como forma de mobilizar a comunidade, envolvendo autoridades, Conselheiros Tutelares e, principalmente, as crianças e adolescentes, que precisam entender a importância de se proteger e denunciar qualquer tipo de violência.
A concentração aconteceu na Rodoviária e na Praça da Matriz, com destino final na Praça do Fórum e teve a participação de Escolas Municipais, Estaduais, Particulares e APAE.
De acordo com a Juíza da Infância e Juventude da Comarca de Ibiá, Dra Lorena Frederico, mais do que nunca a violência contra de crianças e adolescentes têm crescido em Ibiá. “Eu venho recebendo muitos casos tratados em segredo de justiça que acontecem em casa, com padrastros, tios… diariamente recebo também denuncia de violência que não estão ligadas a abuso sexual, mas que são tão graves quanto. São denuncias de crianças abandonadas nas ruas, crianças vitimas de negligência, maus tratos. Isso é crime e tem pena alta” afirmou a Juíza.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Dra Kassileia Souza, dirigiu sua fala aos profissionais da educação. “Vocês estão próximos das crianças e dos adolescentes. Vamos perceber os sinais, ter a sensibilidade de olhar para as crianças. Vamos dizer não a esta violência. Temos o disque 100 que é um disque denuncia. Vocês podem procurar o CREAS, o Conselho Tutelar, a Assistência Social, a Polícia Militar, enfim são muitas formas de denunciar, e se calar é crime”, disse Kassileia.
O presidente da Câmara Municipal de Ibiá, Rondomar, falou sobre sua preocupação com o assunto. “Eu tenho 05 filhos, com idades entre 26 e 01 ano. Já vivi e vivo a experiência de proteger dentro da minha casa. É muito importante que os pais fiquem muito atentos. Quero falar com vocês, crianças e adolescentes, saibam que vocês podem contar tudo para a mamãe e o papai, mas se eles desrespeitarem vocês ou não derem ouvidos, vocês têm a Lei ao lado de vocês, e coloco aqui também o poder Legislativo a disposição para acolher qualquer denuncia”.
A Secretária de Educação, Silvia Moraes, falou sobre a importância do trabalho continuado nas escolas. “Vocês têm um papel essencial nesse trabalho porque muitas das vezes vocês conseguem perceber se a criança está triste machucada, ou com alguma mudança de comportamento. É um olhar que deve permanecer por todo o ano. Gostaria ainda de parabenizar as fanfarras que acompanharam nossa caminhada”.
O Prefeito de Ibiá, Gillianno Mamão, interagiu com as crianças e de forma descontraída falou sobre esse assunto tão serio Ele desceu do palco e foi conversar diretamente com as crianças que deram um show de conhecimento sobre os lugares que podem ou não ser tocados. “Crianças quero deixar bem claro, seja quem for, as partes intimas não podem ser tocadas. Nós temos compromisso com o futuro de Ibiá e o futuro são vocês.”
Para finalizar, a equipe da Secretaria de Cultura promoveu um teatro musical e de forma lúdica ajudou a levar conhecimento sobre o tema às crianças e adolescentes.
Eventos como esse ajudam a criar um espaço seguro para diálogos, onde as crianças podem expressar suas preocupações e aprender sobre seus direitos. A presença de autoridades também reforça a seriedade da questão e o compromisso da sociedade em combater esse tipo de crime. É fundamental que todos se unam nessa luta, pois a proteção das crianças é uma responsabilidade coletiva.