A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Marilene Aparecida de Freitas Pires participaram no dia 31 de julho, em Uberaba, de reunião com o Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, no lançamento do Programa Criança Feliz, que o Município de Ibiá já aderiu. Mais de 70 Prefeitos da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba marcaram presença, além de inúmeros gestores da assistência social.
Durante o encontro o Ministro Osmar Terra explicou a importância do Programa Criança Feliz e apresentou as ações previstas, como a visitação domiciliar, que deve alcançar cerca de quatro milhões de crianças até 2018. O programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e tem foco no desenvolvimento infantil integral.
“Queremos que o Criança Feliz chegue a um número cada vez maior de Municípios. O programa vai ajudar as famílias, principalmente as mais pobres, a estimular o desenvolvimento das crianças nos primeiros mil dias de vida, que é quando elas desenvolvem a maior parte das suas competências. A intenção é fazer com que as crianças cheguem à escola com melhores condições de aprendizado, estudem mais e tenham mais chances de vencer a pobreza”, ressaltou Terra.
De acordo com o Ministro o Programa Criança Feliz foi planejado de forma a não onerar os municípios. Segundo ele, os recursos para a implementação das ações estão garantidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
A Prefeita Dra. Marlene está muito empenhada na implantação deste Programa. Segundo ela é muito importante investir nas crianças para que tenham um futuro melhor e com mais qualidade de vida. A Secretária de Desenvolvimento Social, Marilene Pires já está trabalhando no sentido de organizar as equipes de visitadores.
O programa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Nos encontros, técnicos capacitados vão orientar os pais sobre a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.