O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Ibiá desempenha um papel fundamental no cuidado à saúde mental, oferecendo um serviço especializado e humanizado para pessoas com transtornos mentais graves, persistentes ou dependentes de substâncias. O modelo de funcionamento do CAPS visa promover um atendimento integral, adaptado às necessidades individuais de cada paciente, respeitando seu ritmo e proporcionando acolhimento.
A equipe do CAPS de Ibiá é composta por profissionais diversos e altamente qualificados, trabalhando juntos para oferecer um cuidado integral aos pacientes. São 03 psicólogas, Flávia Souza, Patrícia Ferreira e Angélica; 03 Psiquiatras, Luciana Araújo, Jean Cezarine Montes e Helbert Monteiro, que atende provisoriamente na Policlínica; 01 Enfermeira, Tânia Quintino e 01 técnica de Enfermagem, Maria Aparecida Costa.
Com uma média de 60 consultas semanais, realizadas três vezes por semana, o CAPS atende uma grande quantidade de pessoas que necessitam de cuidados. O atendimento ambulatorial, voltado para acompanhamento psiquiátrico, também é realizado com uma média de 30 consultas semanais. Essas consultas são organizadas para que os pacientes tenham acesso a um atendimento contínuo e de qualidade.
Além do atendimento clínico, o CAPS de Ibiá oferece atividades terapêuticas e oficinas para promover a integração social e o bem-estar dos pacientes. Os grupos de caminhada, oficinas de fuxico, tapetes, tricô e terapia intensiva são exemplos de iniciativas que buscam envolver os pacientes em atividades de lazer e terapia ocupacional, contribuindo para a sua recuperação e reintegração social.
A especialização no atendimento a pacientes com dependência de álcool e drogas (grupo AD) também é uma parte importante do trabalho realizado, oferecendo suporte para aqueles que enfrentam desafios relacionados ao uso de substâncias.
De acordo com o Assistente Social e Coordenador do CAPS, Antônio Augusto Pimenta, o Centro enfrenta um desafio estrutural. “Enquanto esse problema não é resolvido, o Dr. Helbert está atendendo na policlínica. Assim que o CAPS estiver com infraestrutura necessária o atendimento AD será transferido para o local, enquanto as consultas ambulatoriais continuarão na Policlínica, garantindo maior comodidade e continuidade no atendimento aos pacientes”, afirmou Antônio.
O CAPS fica na rua José Afonso Mendes de Carvalho (Rua 202), Bairro Dona Maroca. Telefone: 3631-2618.
Atendimento de Segunda a Sexta, das 07h às 11h e das 13h às 17h.