SECRETARIA DE CULTURA PROMOVE AÇÃO CULTURAL NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO QUILOMBO DO AMBRÓSIO

     A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do Museu Histórico Municipal, promoveu no dia 20 de agosto, uma ação cultural no Sitio Arqueológico Quilombo do Ambrósio de Ibiá. Além de Servidoras Municipais, também participaram desta visita Membros da Academia Ibiaense de Letras e a professora de Patrocínio Jéssica de Paula.

    O objetivo desta visita ao Sítio Arqueológico foi para conhecer o local e a história dos escravos naquele período, contando a sua trajetória, como viviam na região, como era feita a proteção ao Quilombo.  E também a história do Morro Espia local onde os escravos espiavam os que passavam nas proximidades do Quilombo para assaltar, roubar alimentos, objeto de valores.  

    Os visitantes tiveram explicações e puderam ver “in loco” do Sítio Arqueológico como era a vida dentro do Quilombo, os vestígios de moradias existentes no local.  Podendo aprofundar seus conhecimentos e verificar a sua característica histórica, como marco na formação dos primórdios de Ibiá e sua importância histórica.

    Para os participantes, essa visita ao Quilombo foi de suma importância, tendo em vista que a Academia Ibiaense de Letras fará um Projeto Literário denominado “Projeto Quilombo do Ambrósio”.

     Como também a Professora Jéssica de Paula fará em Ibiá um Núcleo de Estudos do Quilombo do Ambrósio, resgatando a sua importância, como marco na formação do Município e região e a herança cultural afro brasileira. Esse Núcleo de Estudos contará com a participação dos alunos de ensino médio da Escola Estadual Nely Amaral, da cidade de Patrocínio, cumprindo o que determina a Lei 10.639 e Lei 11.645 – Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

    O objetivo da Secretaria de Cultura é promover ações desta natureza, para que todos os segmentos culturais, históricos e outros tenham a oportunidade de conhecer um dos maiores Quilombos da história do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Ir para o conteúdo