No dia 18 de Setembro, no Anfiteatro da UNICERP – Centro Universitário do Cerrado Patrocínio, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de Ibiá participou do Encontro Intermunicipal do Currículo de Minas Gerais – Polo Patrocínio, com o tema central “A Construção do Currículo de Minas Gerais para Educação Infantil e Ensino Fundamental em consonância com a Base Nacional Comum Curricular”, que tem como objetivo promover um espaço de diálogo a respeito da Versão Preliminar do Currículo do Estado que vigora desde 2005, Currículo Básico Comum, documento que orienta o que deve ser ensinado e as habilidades e competências que os estudantes devem desenvolver tanto na Rede Estadual como Municipal. O encontro foi um importante momento para a Educação em Minas Gerais, um documento para todas as escolas mineiras, buscando respeitar a diversidade regional, social, e política de Minas Gerais.
O evento contou com a participação de todas as Secretarias Municipais que compõem a Superintendência Regional de Ensino do Município de Patrocínio. A abertura oficial foi feita pela Diretora desta Superintendência, Professora Luzia Fátima Santos de Paiva que mostrou grande satisfação, ao comunicar o primeiro lugar da SRE de Patrocínio, no Estado de Minas Gerais nas avaliações externas, isso graças ao trabalho dos municípios. Ibiá sente-se honrada em fazer parte dessa superintendência e parabeniza os profissionais da educação.
O presente Encontro visa, assim, garantir representatividade e a participação dos sete municípios que compõem essa Regional de Ensino: Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Ibiá, Iraí de Minas, Patrocínio, Perdizes e Serra do Salitre. Esses Municípios participaram da construção do currículo de Minas Gerais deixando suas contribuições sobre a versão preliminar, para que as particularidades de todo Estado se façam presentes no documento, que tem como um dos princípios a construção em Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, sempre em postura de diálogo, cooperação e solidariedade.
Esse currículo será norteador para professores, diretores, especialistas e outros profissionais da educação na reelaboração dos planos pedagógicos. Para isso a importância da mobilização e participação de todas, nas etapas da construção.
A versão preliminar contou com a participação de mais de 3.100 escolas e 120.000 profissionais de todas as partes do Estado, cujas contribuições foram analisadas por 22 redatores selecionados pela Secretaria do Estado da Educação e pela UNDIME/MG(União dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais).
Ibiá contou com a participação de educadores representando suas respectivas áreas, Especialistas em Educação, das Redes Municipais, Estaduais, Particulares e também representante da Sociedade Civil, num total de 39 participantes, entre eles a Secretária Municipal de Educação, Elenir de Fátima Andrade.