A Secretaria de Educação realizou no dia 16 de novembro, na Pemarc, Conferência de Avaliação e Monitoramento do Plano Decenal Municipal de Educação, que contou com a presença de várias autoridades, representantes de entidades da sociedade civil, técnicos em educação, diretores, pais e responsáveis, alunos e professores das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares do Município de Ibiá.
O tema central da Conferência foi Plano Municipal de Educação: articulando autonomia, participação popular, planejamento e regime de colaboração. Este evento é uma das prévias para a Conferência Territorial de Educação que acontece no fim do mês na cidade de Uberlândia.
A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva fez a abertura oficial desta Conferência, ressaltando a importância do Plano Decenal para a educação do Município de Ibiá. Em seguida a Secretária Municipal de Educação, Elenir de Fátima Andrade Otoni agradeceu a presença de todos e explicou o andamento da referida conferência.
Com o tema A Educação no contexto Atual: Avanços e Retrocessos, a Professora Doutora Maria Marta do Couto Pereira, coordenadora do Curso de Pedagogia da UNIPAM de Patos de Minas, palestrou para o público presente.
A Analista Educacional, Professora Mestra Rita de Cássia Costa Maia fez a explanação dos Eixos que apresentou propostas para esta conferência.
A brilhantando o evento, houve a participação dos alunos da E. E. Dr. Pedro Dias dos Reis que declamaram o poema “Cordel do Professor”, de autoria de Bráulio Bessa.
Aproveitando a oportunidade desta conferência, foi apresentado o relatório de Avaliação do Plano Municipal Decenal de Educação (2015- 2025) pela professora Paula Magela Teixeira Silva.
Foram apresentados os eixos temáticos e nove grupos foram formados para discussão. Eixo I – O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Instituição, Democratização, Cooperação Federativa, Regime de Colaboração, Avaliação e Regulação da Educação.
Eixo II – Planos Decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.
Eixo III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.
Eixo IV- Planos Decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e Gestão.
Eixo V- Planos Decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.
Eixo VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.
Eixo VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.
Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.
Eixo IX – Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais.
Após o debate aconteceu a plenária para apresentações de propostas de cada eixo representado por um relator de cada grupo. As proposições foram defendidas, votadas e aprovadas em conformidade
No encerramento da Conferência houve a eleição dos delegados dos segmentos da sociedade que vão representar no Município na etapa Territorial.
Foram eleitos os seguintes delegados: Educação Básica: Titular: Paula Magela Teixeira da Silva; Suplente: Jeferson Ferreira de Souza. Educação Profissional: Titular: Rafael Lucas Costa Souza; Suplente: Érica Patrícia Vilaça Leopoldino. Educação Superior: Titular: Enise Lacerda dos Santos; Suplente: Mariana dos Santos. Movimentos Sociais: Titular: Nágida Amaral Costa; Suplente: Marilene Aparecida de Freitas Pires.