Idioma

(34) 3631-5750

Siga nas
redes sociais

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO EM SALA DE VACINA

             Visando a garantia da qualidade e aprimoramento do Programa de Nacional de Imunizações PNI, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou no período de 10 a 14 de Julho, na Escola Municipal José Dias, o curso de “Capacitação em Sala de Vacina”, com de 36 horas.

          Participaram do curso os seguintes profissionais da Saúde: enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam na atenção primária do Município de Ibiá. A monitora desta Capacitação foi à enfermeira Taisa Quintino de Oliveira, Coordenadora Municipal de imunização.

           Taisa Quintino abordou sobre o sistema imunológico, rede de frios, aspectos técnicos e administrativos da atividade vacinação. Além de procedimentos para administração de vacinas, vacinas ofertadas pelo PNI, suas indicações e contra indicações e os eventos adversos relacionados às vacinas. Durante a capacitação também foram apresentados os dados sobre a baixa cobertura vacinal do Município de Ibiá, principalmente em crianças menores de dois anos. 

           De acordo com a Coordenadora, a baixa cobertura vacinal implica na diminuição do nível de proteção da população infantil contra doenças selecionadas, evitáveis por imunização.

          “A capacitação teve como objetivos fortalecer a compreensão da vacinação como atividade inserida no conjunto das ações da atenção primária. Além de atualizar e capacitar os profissionais da enfermagem que atuam nas salas de vacinas de modo a ofertar um serviço com segurança e qualidade. Outra finalidade foi de melhorar a cobertura vacinal das crianças residentes no Município de Ibiá, através de estratégias de vacinação como a busca ativa de faltosos”, observou Taisa Quintino.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo