Aconteceu no dia 04 de abril, no anfiteatro da Câmara Municipal, audiência pública para discussão e elaboração do Plano Municipal para Infância e Adolescência, PMIA, realizado pela Administração 2017/2020, através da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social.
O Município de Ibiá aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança em 2017, tendo em vista a preocupação da Prefeita Dra. Marlene Aparecida de Souza Silva em implantar projetos importantes e benéficos para as crianças e jovens. E a partir daí a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, coordenada pela Secretária Marilene Aparecida de Freitas Pires, tem trabalhado ativamente para elaborar e colocar em prática o PMIA, uma ação prevista na agenda do programa Prefeito Amiga da Criança.
O Plano Municipal para Infância e Adolescência é destinado à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Ele consolida o compromisso de priorizar, na atual gestão, políticas públicas voltadas ao atendimento integral das crianças e adolescentes.
Essa audiência pública aconteceu com a finalidade de debater com todos os segmentos constituídos do Município, que trabalham com crianças e adolescentes, a elaboração do PMIA, que é a previsão segura, a orientação de ações da administração municipal para as crianças e adolescentes pelos próximos dez anos.
Diversos segmentos da comunidade marcaram presença nesta audiência. A Prefeita de Ibiá, Dra. Marlene deu boas vindas aos presentes e ressaltou a importância de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes que são o futuro de nossa cidade, do nosso estado, do país e do mundo.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Marilene fez uma explanação da importância da elaboração do Plano Municipal para Infância e Adolescência e a forma da condução da referida audiência. Ela ainda apresentou os dados de atendimento da ação social voltada para as crianças e adolescentes.
O Capitão Paulo Roberto em seu pronunciamento fez referências à situação das crianças e adolescentes no Município, e também enfatizou a importância de um maior entrosamento entre os pais e filhos.
Durante a audiência foram criados grupos de trabalho que discutiram e elaboraram propostas para este Plano. E no final os componentes de cada grupo apresentaram em público suas propostas.
É importante destacar que a Administração 2017/2020 tem ampliado de forma significativa as ações voltadas para o desenvolvimento social, contribuindo sobremaneira para reduzir as diferenças sociais e principalmente melhorar a qualidade de vida das famílias ibiaenses, em especial das crianças e dos adolescentes.