Na noite de ontem (17), o Secretário de Obras Helvécio Nascimento e a Secretária de Saúde Aline Caixeta, estiveram na Reunião Ordinária Câmara Municipal de Ibiá para esclarecer dúvidas dos vereadores sobre o andamento de suas pastas.
O Secretário de Obras foi questionado, principalmente, sobre as estradas rurais, operação tapa-buracos, canil e reforma do anfiteatro da PEMARC. De acordo com ele o trabalho na zona rural já está em andamento com as máquinas da prefeitura e terceirizadas, divididas em 3 frentes, para tentar socorrer os lugares mais críticos com maior agilidade. A operação tapa-buracos segue sem interrupções, e a previsão é de que nas próximas semanas mais uma equipe chegue para reforçar, visto que a demanda é muito grande. O Canil está sendo se mudando para um espaço provisório até que o projeto de construção seja adequado ao local original. Por fim o engenheiro falou sobre a reforma da PEMARC e se disse indignado com o que aconteceu no anfiteatro. “O que aconteceu naquele prédio pra mim foi um crime deixar ele se deteriorar ao ponto de agora com a reforma apenas a paredes ficarem de pé por falta de manutenção de uma calha”, afirmou Helvécio.
Estamos bem calçados de médicos. Temos 2 ortopedistas, 4 pediatras, 1 neurologista, 2 obstetras, 1 cardiologista, fisioterapeuta, psiquiatra e a volta do ultrason, sendo todas a especialidades atendias nos Postos de Saúde e Santa Casa em sobreaviso. Nosso principal gargalo hoje é o TFD onde temos uma demanda reprimida desde 2022, cerca de 2 mil guias. Chegamos a encontrar guias de 3 anos atrás. Estamos entrando em contato com os pacientes para verificar se ainda há necessidade do exame. Assim que conseguirmos colocar os exames em dia vamos conseguir atender todos os pedidos com agilidade.
O CISALP (Consórcio Público de Saúde Intermunicipal do Alto Paranaíba) também foi questionado. A Secretária afirmou que o convênio já foi firmado, que está sendo atendido na Versi e a Vita Center também demonstrou interesse. “O SUS sozinho não consegue atender toda população e nosso objetivo é fazer com que o paciente não tenha que sair do município para fazer exames de alta complexidade. Por isso esse convênio é tão importante”.
O Presidente da Câmara, Rondomar, questionou sobre a saúde bucal na zona rural. De acordo com a Secretária, este é um assunto delicado porque Ibiá perdeu, já há alguns anos, o credenciamento da saúde bucal pelo não cumprimento da carga horária dos dentistas. A falta desse credenciamento faz com que o município perca de 40 a 50 mil reais por mês, além de não poder receber nenhum recurso e nenhuma emenda. “Tivemos uma reunião com os dentistas esta semana, eles vão ter que cumprir a carga horária, e vamos recuperar o credenciamento. Já temos atendimento em Tobati e Argenita, e logo, com uma unidade móvel, vamos ampliar o atendimento na zona rural.
A Veredora e ex-secretaria de Saúde do Município, Tânia Quintino, parabenizou o trabalho da atual Secretária por conseguir êxito em relação à carga horária dos dentista. “Eu tentei muito, mas por questões políticas não consegui. A condição dos dentistas foi um erro de concursos anteriores que remunera profissionais que fazem 20h semanais da mesma forma de um que trabalha 40h”, concluiu Tânia.
Os Secretários responderam à todos os questionamentos dos Vereadores e se colocaram a disposição para voltarem sempre que necessário.