No dia 16 de setembro foi realizado no CAP’s (Centro de Atenção Psicossocial) – Saúde Mental, uma atividade interativa com os pacientes para debater sobre o Setembro Amarelo, que é a campanha que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
Participaram da atividade a Enfermeira e Coordenadora do CAPS, Thamires Suzana de Oliveira, o Médico Psiquiatra Dr. Jean Matheus Cezarine Montes, Técnica de Enfermagem, Maria Aparecida Silva Figueredo, os Psicólogos; Anghélica Robett da Cunha Martins, Cristiane Célia Peres Salah e Victor Arvelos e a Auxiliar de Serviços Gerais, Simone Maria de Souza Silva.
Os CAP’s oferecem serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Nesse sentido, é muito importante que esse tipo de discussão seja realizada, uma vez que, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.