Idioma

(34) 3631-5750

Siga nas
redes sociais

VACINAÇÃO DA INFLUENZA FOI PRORROGADA ATÉ O DIA 09 DE JUNHO

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), iniciada no dia 17 de abril foi prorrogada até o dia 09 de junho. A vacinação está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município de Ibiá, e também pela equipe de saúde da zona rural de segunda a sexta a sexta-feira, no período das 08 às 17 h.

 De acordo com a enfermeira, Taisa Quintino de Oliveira, Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha de Vacinação da Influenza deste ano, está tendo uma adesão baixa. Sendo que até o dia 23 de Maio apenas 3.095 mil pessoas foram vacinadas, correspondendo a 67,34% do público alvo estimado. A meta é imunizar 90% dos 5.622 mil pessoas que estão incluídas nos grupos prioritários.

Dos grupos alvos que podem receber a vacina pelo SUS, as gestantes e mães que tiveram bebês recentemente, é a maior cobertura vacinal, com 78% já vacinado. Entre os idosos, já vacinaram 72,53%.

A menor cobertura até o momento é o grupo das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com 53,10%. Este ano, foram incluídos na campanha os professores da rede pública e privada de ensino. Mas a adesão tem sido muito baixa, com apenas 36,8% dos professores vacinados.

 A coordenadora Taisa relembrou que os grupos prioritários são os idosos, a partir dos 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e mamães de recém nascidos; servidores da saúde; professores da rede pública e privada e portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometem a imunidade.

 A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

“Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações freqüentes”, explicou a coordenadora Taisa Quintino.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Pular para o conteúdo